6º Congresso Nacional do Confies começa nesta quarta-feira, 29, em Brasília

Você está visualizando atualmente 6º Congresso Nacional do Confies começa nesta quarta-feira, 29, em Brasília
Sandramara Matias Chaves, diretora-executiva da Funape; Antônio Fernando Queiroz, presidente do Confies; Lucilene Maria de Sousa, diretora-executiva da Fundahc/UFG, na abertura do Confies 2023 | Foto: Divulgação

A Capital Federal será a sede do 6º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento teve início nesta quarta-feira, 29 de novembro, no espaço da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB) – na Av. L3 Norte, na Asa Norte.

Serão três dias de evento: quarta-feira, 29, quinta-feira, 30, e sexta-feira, 1º de dezembro. O tema do encontro deste ano é: O papel das Fundações de Apoio para Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência e Tecnologia do Brasil.

O Confies – que celebrará seus 35 anos de atuação no evento – reúne 101 fundações de apoio, que gerenciaram no ano passado mais de R$ 9 bilhões (oriundos dos setores público e privado) de projetos de pesquisas de mais de 280 Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) e demais Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). As fundações de apoio, na prática, são catalisadoras de recursos para instituições de ensino superior visando o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Elas são instituições de direito privado veladas pelos Ministérios Públicos Estaduais e do Distrito Federal.

O objetivo do Congresso Nacional do Confies é realizar debates relevantes sobre o papel das fundações de apoio tanto na captação de recursos como na gestão de projetos científicos e tecnológicos das respectivas entidades apoiadas. Também visa a discutir as relações das instituições apoiadas com os órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU), na esperança de ampliar a produção do conhecimento científico e tecnológico nacional, como a sociedade brasileira precisa, exige e merece. A esperança é de que a educação e a ciência brasileiras possam estar alinhadas aos avanços internacionais.

Programação do 6º Congresso Nacional do Confies – Serão realizadas conferências, mesas-redondas e fóruns, além de oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração estimulando parcerias e intercâmbio de ideias entre essas entidades.

Entre os palestrantes confirmados estão o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera; o chefe de Gabinete da Presidência da Finep, Fernando Peregrino; a Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Denise Pires de Carvalho. Também a reitora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura; e a Secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (MDIC), Verena Hitner Barros, entre outros nomes confirmados.

Conforme o presidente do Confies, Antônio Fernando de Souza Queiroz, o congresso este ano contemplará temas relevantes que são de interesse das fundações de apoio, dos cientistas e pesquisadores, do poder público e de toda a sociedade brasileira.

“Haverá o fórum dos presidentes das fundações de apoio, dos gestores, dos procuradores, dos contadores, das equipes da tecnologia da informação e fórum dos comunicadores”, exemplifica Queiroz, também Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Fundação Fapex, que apoia os projetos de pesquisa dessa mesma entidade.

Ações de combate à desinformação – No painel de presidentes das fundações de apoio, a se realizar amanhã, 29 de novembro, no primeiro dia do evento, o Secretário de Análise, Estratégia e Articulação (Seart), vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Renam Brandão, apresentará, às 11h30, um Projeto de Comunicação Estratégica e Enfrentamento à Desinformação no País. O objetivo é engajar todos os atores que possuem afinidade com o tema criando uma ampla rede de enfrentamento à desinformação nos diversos campos da sociedade, como Política de Estado.

Outros debates previstos na programação são: “Incorporação das Fundações de Direito Privado na Chamada Administração Pública”; “Estudos sobre as relações dos órgãos de controle para com as Fundações de Apoio”; “Importação de Bens Destinados à Pesquisa”; e “Internacionalização de fundações e aspectos da nova norma de velamento”.

Entre outras atividades igualmente previstas destaca-se a entrega do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio, concurso criado há cinco anos para premiar os melhores projetos desenvolvidos pelas filiadas ao Confies. Outro destaque previsto na programação é o aniversário de 35 anos do Confies.

Consulte a programação do Congresso em anexo ou no site do evento https://6congressoconfies.org.br

Informações do evento
O que é: 6º Congresso Nacional das Fundações de Apoio
Quando
: 4ª-feira (29) e 5ª-feira (30) de novembro e 6ª-feira, 1º de dezembro
Onde: Finatec/UnB, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB) – na Av. L3 Norte, na Asa Norte.

Deixe um comentário