Você empreendedor, já imaginou formalizar a abertura de sua empresa um único site, sem precisar sair de casa? Com o “Tudo Fácil Empresas”, solução lançada na última semana, isso será possível em poucos minutos. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae, o Ministério da Economia, o Governo do Rio Grande do Sul e o Governo do Distrito Federal, envolvendo diversas instituições que se uniram para automatizar e facilitar os processos de abertura de empresas.
A novidade já está disponível no RS e no Distrito Federal. A previsão é que em 2022 a iniciativa alcance outras unidades da Federação.
Através do “Tudo Fácil Empresas”, foi criado um fluxo digital dentro da RedeSIM. Com ele é possível criar um novo CNPJ em apenas 10 passos online, em menos de dez minutos. Após preencher um formulário e ser aprovado, o empreendedor recebe todos os documentos necessários para começar a funcionar: viabilidade de endereço, cartão CNPJ, inscrição tributária estadual/municipal, alvará de funcionamento e licenças ambientais e dos Bombeiros. A novidade é destinada às empresas que exercem atividades de baixo risco, público formado em geral por micro e pequenos negócios.
O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago, destaca que o “Tudo Fácil Empresas” é um projeto que incentiva a desburocratização, reduz a informalidade, incentiva a melhoria do ambiente de negócios, contribuindo com empreendedores e governo.
“A abertura de empresas, que durava em média dois dias, vai ser ainda mais célere. As empresas nascem com todas as condições de funcionar, o que coloca o Brasil muito à frente de outros países, em termos de facilitação do empreendedorismo”, observa.
A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), Lauren Mombak, afirma que a novidade vai permitir a abertura de empresas, de forma gratuita e totalmente automatizada, de acesso fácil e sem burocracia. “A última pesquisa GEM mostra que 66% dos empreendedores acham alto o custo para se formalizar, outros 58,4% acham o processo demorado e burocrático. Essa iniciativa vem para facilitar a vida dessas pessoas. Tudo em uma única página, preenchendo um único formulário”, comenta.
Para o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF), Walid Sariedine, quanto mais tecnologia e inovação, melhor para os empreendedores.
“A digitalização, a facilitação dos processos é uma tendência cada vez mais necessária no sentido de desenvolvermos o ambiente de negócios e gerarmos emprego e renda no país”, pontuou.
O gerente de integração da RedeSIM na Receita Federal, Carlos Nacif, elogiou o projeto e afirmou que a iniciativa é um convite para automação de diversos processos burocráticos.
“Temos o prazer em ver nascer uma ação fruto do trabalho colaborativo de diversas instituições, em prol da desburocratização das organizações públicas”, disse.
Com informações ASN