QTC One: Quantico muda posicionamento estratégico e se torna consultoria de inovação

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"Somos mais do que uma consultoria focada em inovação, mergulhamos e fazemos parte de todo o contexto da empresa.", detalha Danilo Brito, Senior Strategist da QTC. (Divulgação)

É evidente que o mundo está cada vez mais conectado e digital, logo percebemos que isso demanda uma visão estratégica. Essa necessidade se tornou ainda mais urgente quando falamos de negócios. A QTC, agência e hub de inovação que sempre enxerga além do óbvio, notou que o mundo mudou e que quem não acompanha essa transformação e avança junto, fica para trás.

Danilo Brito, Senior Strategist da QTC

Com isso, a QTC muda o seu posicionamento estratégico e deixa de ser uma agência e passa a ser uma consultoria de inovação.   

“Após anos trabalhando no formato agência, nós percebemos que as empresas precisam de um mergulho mais profundo em todas as áreas de negócio. Não é só, necessariamente, fazer uma publicidade, mas sim, entender do negócio do cliente”, explica Danilo Brito, Senior Strategist da QTC. “Nós falamos aqui na QTC que nós somos: uma visão, vários caminhos,que são os pilares da inovação corporativa 5.0 adotada por nós”, acrescenta.  

Com isso em mente, a Quântico passa a ser QTC One. “Acredito que um ano novo, abre a oportunidade de um ciclo novo e uma nova oportunidade, a ideia da QTC é ser mais que uma agência e oferecer o que o mercado falha, então decidimos mudar nosso planejamento estratégico baseado nos problemas que vimos e nas soluções que encontramos. Vamos iniciar 2022 com uma nova visão, com um posicionamento mais focado e mais aprofundado no IC 5.0”, relata Carolina Rocha, COO da QTC.

Transformação digital

Em meio às incertezas, nos últimos dois anos, vivemos a maior transformação digital da história, acelerada pela pandemia que vem promovendo mudanças que levariam anos, talvez décadas, para acontecer. E, embora tenha sido um período de duras lutas e de momentos difíceis, esse cenário gerou um mar de oportunidades para 2022. 

Rocky Balboa já dizia: “Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e continuar tentando. É assim que se ganha”. É sobre isso, continuar tentando. Por mais difícil que tenha sido os últimos anos, não podemos parar. Mais do que isso,  é necessário estarmos preparados para a transformação em que estamos vivendo. Parafraseando Whitney Young Jr., “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.”.

“2022 é sobre estar preparado para um crescimento exponencial. A QTC estará ao lado dos empresários para ajudá-los a alcançar cada objetivo, celebrando cada conquista. Para 2022, as frases da QTC são Raise the Bar e ‘People First’”, afirma Danilo Brito.

Para 2022, as frases da QTC são: Raise the Bar e ‘People First’

Conceitos,  inovação e o papel da QTC dentro das empresas

As empresas necessitam se adequar ao mercado de inovação. “A inovação ficou mais complexa, o que exige uma consultoria que fale diretamente com as empresas sobre esse assunto. Por isso, somos mais do que uma consultoria focada em inovação, mergulhamos e fazemos parte de todo o contexto da empresa.”, detalha Danilo Brito. 

Para a QTC não é apenas oferecer um tipo de serviço, é ir além e entender a necessidade de cada cliente. “A QTC vai entrar dentro das empresas, compreender os negócios e como diferencial principal vamos avançar junto com o negócio. Baseamos no conceito Raise the bar que é elevar o nível. Nesse sentido, a QTC cresce quando os clientes crescem”, reforça Carol Rocha. 

Ainda de acordo com a COO, outro conceito que inspira a QTC é o “‘People First’”. 

“People first é a cara da QTC, nossos colaboradores são a base do nosso sucesso e nós temos total clareza disso. Para nós, isso representa um ambiente leve, seguro, aberto e saudável. O relacionamento interpessoal sempre é prezado e o ambiente é quase que sagrado, mantemos sempre a ordem e pensamos um no outro”, garante.

Além do mais, a  QTC aplica diariamente métodos ágeis para resolução de tarefas, conflitos e para entregar com excelência todos os serviços. “Ser ágil para nós, é ser assertivo, excelente e entregar grandes resultados, com eficácia e agilidade. Além do mais, adotar uma metodologia ágil facilita a execução de qualquer tarefa dentro da empresa, a equipe sente a produtividade aumentar, e ainda tem a questão do tempo de realização das tarefas que diminui. Com isso, os resultados são expressivos”, destaca Rocha.

Impacto da transformação digital na comunicação das empresas

Com a transformação digital temos em mãos uma ferramenta muito robusta que é acessível a todos. Isso trouxe para a comunicação uma capacidade muito grande de se desenvolver e de nos comunicarmos com pessoas de todos os cantos do mundo de forma célere. Essa transformação é muito importante para o desenvolvimento das empresas. 

Afinal, somente olhar a empresa com a visão de marketing e publicidade ficou muito pequeno, porque as mídias e as interações ficaram muito complexas.  “Não podemos olhar só a comunicação e a publicidade de forma isolada. Temos que olhar junto com toda essa transformação que houve no meio em que a sociedade se comunica hoje em dia”, expõe o BizDev Specialist & CMO da QTC, Jonathas Rivero.

Ele explica que dentro desse contexto, a QTC observou a necessidade das empresas de se posicionarem como um negócio.

“A publicidade costuma se preocupar mais com o anúncio, ou seja, promover a venda em si. Mas quando trabalhamos o conceito de negócios, vamos mais afundo dentro da empresa, isso envolve questões de RH, precificação de produtos, desenvolvimento de como a empresa vai atuar e oferecer seu produto ou serviço”, afirma. 

Danilo também reforça a ideia da QTC de se posicionar como uma consultoria que consiga executar e entregar resultados. “Não trabalhamos apenas um segmento, mas todos os pilares da empresa.”. O objetivo é ajudar a empresa a desenvolver novos formatos para se trabalhar. “A QTC se preocupa com todas as questões que envolvem uma empresa. É necessário ter um negócio saudável e sólido e ter pilares muito bem construídos para que sustente um bom desenvolvimento e tenha um bom crescimento”, corrobora Rivero.

A era dos dados

Nós vivemos na era dos dados, conhecido também como Big data. Tudo o que fazemos, de alguma forma fica registrado, sejam os nossos passos, as pessoas com quem conversamos, os assuntos que acessamos. Todas essas informações dizem muito sobre quem somos e quais são as nossas preferências.

Querendo ou não, esses dados estão na rede e trabalhar com essas informações para desenvolver serviços úteis à sociedade é muito importante.  

“Os dados permitem a criação de uma série de produtos derivados que vão fazer uma grande diferença para a empresa. Isso pode ser um controle de RH, ou um controle logístico ou melhores campanhas de marketing, enfim, há uma gama de coisas que podem ser resolvidas”, explica Rafael Mangueira, Consultor de Ciência de Dados da QTC. 

Mangueira ainda ressalta que big data é a palavra queridinha do mundo corporativo, mas que boa parte dos CEOs não fazem muita ideia do quanto isso pode agregar para a empresa deles. “O dado por si só que produzimos diariamente, não quer dizer muita coisa, o que é extraído desses dados que é chamado de valor”, esclarece. 

Nesse contexto, saber usar esses dados a favor da comunicação traz muitos resultados e avanços. “A comunicação vai além das redes sociais, ela engloba outros elementos. Existe uma possibilidade muito grande das empresas estarem presentes em todas as etapas do cotidiano das pessoas, o que antigamente não era possível, pois as mídias eram muito restritas. Era possível através de um anúncio no jornal, na rádio ou na Televisão, que eram mídias mais massivas. Hoje temos uma possibilidade de segmentação muito grande. O que permite aparecer para quem precisa ou quer te encontrar, para aqueles que têm a mesma filosofia que a sua empresa. Só que para conseguir usar essa ferramenta robusta e ter sucesso neste mundo complexo é preciso muito estudo, planejamento e saber como usar cada ferramenta no momento certo, para cada empresa. Então, a principal forma de pensar da QTC, é pensar a estratégia e o desenvolvimento de negócios. Essa é a grande sacada que temos”, assegura Jonathas Rivero.

O CMO ainda complementa: “quando falamos de meios de comunicação das empresas, o intuito é não perturbar o telespectador, o público-alvo em si. Nosso intuito é fazer com que a comunicação seja inserida como parte do entretenimento, da informação ou do dia a dia da pessoa, ajudando e agregando valor para cada cidadão baseado em seus assuntos de interesse”. 

Por isso, segundo Rivero, é tão importante pensar sobre branding. “Dentro de uma empresa, tanto os sócios, quanto os funcionários precisam pensar como marca, como alguém que está presente, que é ouvido, que representa algo, que representa um conceito, uma ideia e que muitas vezes representa uma comunidade. Conseguir fazer com que sua empresa se desenvolva nesse ambiente virtual, ser visto, ser lembrado, ser ouvido e ser seguido é muito importante para a saúde da sua empresa e nós trabalhamos para isso”, ressalta. 

Uma empresa guiada a dados é uma empresa que tem uma cultura de se permitir estar errada, e poder tomar decisões não só pelo feeling do empreendedor, que é importante, mas tendo uma régua de comparação, tendo um norte bem definido. “Sabendo onde quer chegar e tendo os dados bem organizados da empresa, seja quem vai extrair, de onde será extraído e quem vai armazenar e analisar esses dados, o empreendedor conseguirá responder a pergunta mais importante que é: ‘qual o valor que esses dados vão gerar para minha empresa?’ e ‘como posso desenvolver meu negócio?’”, reforça Mangueira. 

“A magia está na capacidade de resolver problemas usando conhecimento através das informações disponíveis no mercado ou da sua empresa. Ou seja, inteligência é saber resolver problemas utilizando o conhecimento que possui e a QTC sabe como trabalhar isso”, finaliza. 

Com esse propósito, a QTC One está em constante inovação para garantir excelência em habilidade e liderança inovadora com um objetivo: colocar as pessoas em primeiro lugar. Além, é claro, de criar produtos inovadores e reinventar modelos de negócios para impulsionar o crescimento sustentável e a receita na economia digital. 

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