Novidade no cenário gastronômico da cidade, e com a assinatura do chef peruano Marco Espinoza, o Kinjo abre as portas na segunda quinzena de março, no shopping Casa Park.
Com projeto do Lee Arquitectos, estúdio de arquitetura do Peru responsável pela elogiada identidade do Cantón, a casa será dedicada à gastronomia Nikkei, fusão culinária que combina ingredientes clássicos e de alta qualidade, transformando os pratos peruanos, ao usar sabores e técnicas japonesas.
O kinjo é a sexta operação gastronômica de Espinoza na cidade, e será a quarta em sociedade com o seu braço-direito na cozinha em Brasília, o chef Carlitos Apolinario, seu compatriota. Em menos de um ano o chef Marco inaugurou três restaurantes. Depois do Cantón, aberto em junho de 2021, ele aportou com duas operações no recém-aberto complexo gastronômico Mané: Lima Cozinha Peruana e Meu Galeto Assado na Brasa. O premiado Taypá – que deu início a trajetória de sucesso do chef em Brasília -, está completando 11 anos. Já o vizinho Sagrado Mar, chega aos dois este ano.
“Estamos muito felizes em chegar em um local como o Casa Park. Preparamos tudo com muito esmero.”, diz Marco Espinoza.
Além das seis operações gastronômicas em Brasília, o chef está à frente de cinco no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Em breve virão mais. A pandemia não encolheu os planos de expansão de Espinoza.
Sobre o chef – Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá. Em 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito Bib Gourmand), nos bairros cariocas de Botafogo, Laranjeiras e Tijuca, além da unidade de Niterói. O chef comanda também o El Chaco Parrilla, com endereços em São Paulo e Rio de Janeiro; o Cantón, também no Rio de Janeiro, Brasília e em breve em São Paulo, e o Sagrado Mar, também em Brasília, ao lado dos seus sócios no Taypá.
Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. O chef comandou a cozinha da Casa do Peru, sucesso gastronômico nas Olímpiadas Rio 2016.
Com informações Jornal de Brasília