Dia Nacional do Café: 4 motivos para você incluir a bebida na rotina

Você está visualizando atualmente Dia Nacional do Café: 4 motivos para você incluir a bebida na rotina
Divulgação Rede Oba

É difícil resistir a um bom cafezinho, não é mesmo? Sempre presente nos mais diferentes momentos, a bebida é tão popular – e amada – que, no dia 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café. Mas, além de sua tradição no país, ele também se destaca pelas suas diversas propriedades. 

Uma revisão sistemática de 2017, publicada no PubMed, mostrou que o consumo diário de até 4 xícaras de café (200mL) está relacionado com a prevenção de doenças como diabetes, cirrose hepática e distúrbios neurológicos e cardiovasculares. Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, essa quantidade é segura para quem já convive com esses quadros.

A revisão apresentou, ainda, que os benefícios são encontrados na versão descafeinada, comprovando que não estão presentes apenas na ação da cafeína, mas também do ácido clorogênico e polifenóis.

Um outro estudo publicado no PubMed, em 2018, reforça as conclusões desta revisão e ressalta que pessoas com ansiedade, depressão, tremores e palpitações devem consumir a bebida de forma moderada.

“Em pessoas com síndrome metabólica, foi evidenciado que a cafeína e o ácido clorogênico ajudam a reduzir os efeitos oxidativos da doença, por meio do consumo de 2 a 3 xícaras de café ao dia”, conta Renata.

Além disso, há outros quatro excelentes motivos para não deixar a bebida faltar em casa:

  • Devido à presença de polifenóis, possui ação antioxidante, que ajuda na redução dos radicais livres no corpo;
  • Por conter cafeína, atua na melhora do desempenho físico e mental;
  • Reduz o estresse, pois é capaz de ajustar os níveis de cortisol;
  • Auxilia na digestão.

Indicações de consumo

A nutricionista explica que, de modo geral, a recomendação é de até 300mL por dia de café coado ou, caso seja o expresso, 200mL.

“Para pessoas com doenças cardíacas, pressão alta ou arritmias, pode ser indicado um consumo em quantidade inferior à citada, chegando até a 100mL ao dia. Já pessoas com insônia ou excesso de produção de cortisol, devem se limitar a ingerir café até as 15h. Gestantes e lactantes não devem consumir, pois ainda não há uma quantidade segura de cafeína estabelecida. Nesse caso, o descafeinado é uma boa opção”, conclui.

Aproveite, de diferentes formas, todas as propriedades e o sabor do café, com as dicas de receitas que Renata Guirau separou. E, para garantir mais qualidade e variedade às suas preparações, não deixe de conferir a nova linha de cafés* Oba Bem Querer, disponível nas versões tradicional, extra forte, gourmet e especial – com as opções bourbon amarelo, catuaí vermelho e moca chocolate.

* Disponíveis nas versões torrado e moído, e torrado em grãos.

Divulgação Rede Oba

Fondue de café

Ingredientes:
1 xícara de açúcar refinado
500g de chocolate meio amargo ralado
1 xícara de café coado
½ xícara de conhaque2
xícaras de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Em fogo baixo, misture todos os ingredientes em uma panela, exceto o conhaque, e mexa até incorporar bem.

Finalize com o conhaque e transfira o fondue para o rechaud com fogo mínimo.

Sirva com frutas picadas.

Sagu de café

Ingredientes:
1L de café coado fraco
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de café coado bem concentrado
5 xícaras de chá de sagu

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que o

sagu fique macio (bem cozido). Retire do fogo e leve à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir.

Se desejar, pode servir em taças cobertas com chantilly.

Canapé de queijo com café

Divulgação Rede Oba

Ingredientes:
4 espetos de queijo de coalho, cortados em cubos
2 xícaras de chá de melado de cana
2 xícaras de café coado
Suco de 2 limões

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture o melado, o limão e o café coado. Reserve.

Em uma frigideira, grelhe os cubos de queijo coalho.

Na hora do consumo, sirva o queijo, regando com o melado de café.

Picolé de capuccino

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
½ caixinha de creme de leite
½ envelope de gelatina sem sabor
3 colheres de sopa de café em pó
3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
Nibs de cacau à vontade

Modo de preparo:

Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adicione os nibs de cacau à mistura do e, em seguida, distribua em forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 6 horas antes de servir.

Sobre o Oba Hortifruti A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Deixe um comentário