Empreendedorismo feminino ganha cada vez mais espaço na economia brasileira

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Crédito: Pexels - Roberto Hund

Um estudo divulgado recentemente pelo Sebrae mostra que mais de 9 milhões de negócios do Brasil são liderados por mulheres, que, juntas, representam 48% dos microempreendedores individuais do país. Apesar de ser um dado positivo se comparado ao longo dos anos, ainda há um longo caminho pela frente no que diz respeito à equidade de gênero.

Para Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, a importância da valorização feminina vai muito além dos dados.

“A vida de muitas mulheres é transformada ao empreender e é essencial fortalecer essas iniciativas. Ao incentivarmos o empreendedorismo feminino, é possível dar mais um passo em direção a uma sociedade igualitária”, explica.

Além disso, de acordo com os índices divulgados pelo Sebrae, as mulheres ainda representam apenas 33% das propriedades de empresas formais e informais. É importante ressaltar que esse número vem crescendo nos últimos anos, mas que ainda é muito importante fortalecer cada vez mais esses empreendimentos para que eles continuem crescendo e as mulheres conquistem mais espaço na economia brasileira.

A CEO da empresa especializada em aço, conta que os desafios são diários, desde a negociação de material até a delegação de funções e atendimento ao público.

“A mulher já nasce multifacetada. Somos filhas, irmãs, mães, amigas e empresárias. Ocupamos todos os lugares, pois todos eles nos pertencem, mas ainda assim há quem questione o poder de liderança das mulheres”, comenta Janine.

Principalmente durante a pandemia, o empreendedorismo feminino se tornou um desafio ainda maior. Com o isolamento social, muitas se viram rodeadas de cobranças em diversas esferas. Logo, o ato de empreender não é o mesmo entre os gêneros, pois geralmente há um maior acúmulo de funções para as mulheres entre trabalho, afazeres domésticos e criação dos filhos. 

Fato é que, as mulheres representam mais de 51% da população do Brasil – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, portanto, é essencial que haja mais espaço para as mulheres no mercado brasileiro.

“Dessa forma, será possível garantir uma maior participação feminina na sociedade como um todo” conclui a CEO da Pinheiro Ferragens. 

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

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