Nesta quarta-feira (8), celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU tem como objetivo simbolizar e fortalecer a luta histórica das mulheres, não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Para Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens e presidente do Grupo LIDE Mulher Brasília, a importância desta data é muito grande, uma vez que as mulheres sempre precisaram lutar em dobro para ganhar espaço em todas as esferas da sociedade.
Janine tornou-se CEO da Pinheiro Ferragens, em 2010. Foi a primeira mulher a ocupar o posto, numa empresa com mais de 60 anos de história. Desde então, trouxe mais modernidade para a marca, dando mais visibilidade à empresa familiar, cuja história se confunde com a própria história da cidade.
Para a empresária, todos os dias devem ser lembrados no que se refere à capacidade feminina de realizar tarefas com excelência. “Mas, neste dia em especial, as mulheres guerreiras, fontes de renda da família e empreendedoras, merecem todo o destaque que a data de 8 de março simboliza”, comenta Janine.
A mudança do papel da mulher como parte integrante da economia pode ser destacada nas estatísticas. De acordo com dados do IBGE, em 2019, 54,5% das mulheres brasileiras compunham o mercado de trabalho, ocupando as mais diversas posições profissionais. Inclusive aquelas socialmente convencionadas como sendo “masculinas”.
Inspirando mulheres de diversos segmentos profissionais, no último ano, Janine tornou-se presidente do Grupo LIDE Mulher Brasília – organização que reúne executivas dos mais variados setores de atuação da capital, e consolidou-se como porta-voz dos empresários do DF. Por sua experiência e atuação frente à indústria e comércio, Brito preparou algumas dicas para empoderar mulheres empreendedoras nesta importante data. Confira:
– Escolha uma área com a qual você se identifique;
“Imagina investir o seu bem mais precioso que é o tempo em algo que nem sequer você acredita? Baixas chances de obter sucesso”, comenta Janine.
– Se qualifique e inove em uma área em que existe demanda e traga soluções;
– Tenha confiança no que sabe e faz;
– Olhe para sua meta e não para o obstáculo;
“Dificuldades são oportunidades de crescimento. Parto da velha premissa, é errando que se aprende”, explica Janine.
– Fazer networking;
“Bons contatos podem se tornar bons aliados. Nenhuma empresa anda sozinha, é preciso de fornecedores, clientes e mão de obra qualificada. Bons relacionamentos facilitam a caminhada”, comenta Brito.
– Valorize suas habilidades e conhecimento.
“Por viver num universo majoritariamente masculino, sei que preciso me valorizar e manter em evidência a minha expertise no mercado. Nenhuma mulher pode ter medo de enfrentar um novo desafio”, finaliza Janine.