Grandes, médios e pequenos produtores de vinhos da Itália estão prestes a desembarcar no Brasil para o I Love Italian Wines, o principal evento de vinhos italianos realizado no país, que este ano acontece pela 3ª vez em São Paulo, pela 2ª vez no Rio de Janeiro e pela 1ª vez em Brasília.
Nomes consagrados, lançamentos e produtores ainda inéditos no Brasil vão apresentar e representar a rica tradição vinícola italiana, reunindo nomes conhecidos internacionalmente e marcas ainda desconhecidas do grande público consumidor.
Milena Del Grosso, diretora para o Brasil da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency), destaca que pequenas e médias vinícolas da Itália são parte essencial da cultura enogastronômica do país, que figura entre os maiores produtores e exportadores mundiais da bebida. Muitas delas são conduzidas por famílias que perpetuam décadas e até séculos de tradição, como guardiões das tradições regionais, quase sempre cultivando variedades autóctones, com uma produção limitada e bastante exclusiva.
“Os eventos dão aos brasileiros a oportunidade de terem contato com preciosidades da viticultura italiana, bem como com os produtores mais famosos. O objetivo é ampliar o acesso e o conhecimento da riqueza vitivinícola da Itália, proporcionando aos profissionais do setor verdadeiras descobertas enológicas“, resume Milena Del Grosso.
I Love Italian Wines é promovido pelo MAECI – Ministério das Relações Exteriores e dos Negócios Internacionais da Itália e pela Agência ICE, em colaboração com as feiras Wine South America (www.winesa.com.br) e Vinitaly (www.vinitaly.com). Com foco no segmento do vinho, as degustações integram uma série de ações no Brasil para promoção de alimentos e bebidas italianos.
A estreia do evento será no Rio de Janeiro, dia 20 de maio. No dia 22 de maio a comitiva de produtores segue para São Paulo e encerra a sequência de degustações em Brasília, no dia 24 de maio.
Além da participação das principais importadoras brasileiras com marcas italianas em seus portfólios, vinícolas ainda inéditas no país apresentam suas novidades e vinhos com propostas diferenciadas, e vêm em busca de representantes no Brasil.
Exclusivas para profissionais do segmento, as três edições do I Love Italian Wines vão apresentar a especialistas, sommeliers e compradores de redes de supermercados, empórios, enotecas, bares, restaurantes e hotéis cerca de 350 vinhos dos mais variados estilos, uvas e regiões da Itália.
“As edições em SP e RJ já contam com um salto em relação ao número de expositores e visitantes, o que demonstra o interesse do mercado e o êxito dos eventos. Com a realização do primeiro I Love Italian Wines em Brasília, ampliaremos o contato dos profissionais com os vinhos italianos, com a expectativa de, no ano que vem, aumentar o número de cidades que receberão o evento“, resume a diretora da Agência ICE.
Com uma produção de 38,3 milhões de hectolitros, seriamente afetada pelas adversidades climáticas, a Itália foi o segundo maior produtor mundial de vinho em 2023, atrás da França, com 48 milhões de hectolitros, mas sempre muito acima de seus tradicionais concorrentes no mercado brasileiro, como Espanha (28,3 milhões de hectolitros), Chile (11 milhões de hectolitros), Argentina (8,8 milhões de hectolitros) e Portugal (7,5 milhões de hectolitros). Os dados são da OIV – International Organisation of Vine and Wine.
Embora tenha temporariamente perdido a tradicional posição de liderança no volume de produção, sempre segundo dados OIV, os italianos seguem sendo os maiores exportadores da bebida, tendo enviado para o exterior em 2023 cerca de 21,4 milhões de hectolitros, contra 20,8 milhões de hectolitros da Espanha, 12,7 milhões de hectolitros da França, 6,8 milhões de hectolitros do Chile, 6,2 milhões de hectolitros da Argentina e 3,2 milhões de hectolitros de Portugal.
Em matéria de variedade de uvas autóctones, os italianos são imbatíveis, tendo registradas, segundo o Ministério Italiano da Agricultura, nada menos do que 642 variedades de vitis vinífera, ou uvas próprias para vinho. Em todo o mundo são cerca de 1.300, o que significa que mais da metade das variedades de uvas existentes no mundo, usadas na produção de vinho, são encontradas apenas na Itália.
Com quase 10 milhões de litros fornecidos para os brasileiros em 2023 e uma quota de 6,3%, a Itália ficou na 6ª posição entre os principais países fornecedores. Em valor, os italianos estão uma posição acima, registrando vendas para o Brasil em 2023 de 38,3 milhões de dólares, um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. Os dados são da Euromonitor.
“Os resultados aguardados até o final do ano são promissores, devido ao conjunto de ações implementadas pela Itália no Brasil, que devem ser incrementadas com outras atividades previstas para os próximos meses”, finaliza a executiva.
I Love Italian Wines Rio de Janeiro
No dia 20 de maio, importadores e produtores desembarcam no Hotel Fairmont com suas novidades e destaques para a 2ª edição do I Love Italian Wines no RJ, desta vez maior, com 26 marcas expositoras – 4 a mais em relação a 2023.
Uma masterclass conduzida pelo premiado sommelier Diego Arrebola abrirá o evento, trazendo uma seleção de 12 vinhos, que vão ser degustados por um grupo de especialistas convidados.
Após a masterclass, centenas de vinhos serão apresentados no Walk Around Tasting pelas importadoras BWC Brasil, Cantu Grupo Wine, DOC Vineria, Enoeventos, Europa Importadora, Importadora Barrinhas, ItaliaMais, Italy Import, Sicilianess e Vinifera Import, pelas vinícolas/importadoras, Antica Cantina Leonardi/Vinifera Import, Az. Agricola Pilandro, Azienda Uggiano/Zahil Vinhos, Birgi Vini/Realwines, Bosca/Villa Ca’ Bianca, Cantina di Solopaca/Vinifera Import, Crea Vini/Realwines, Il Quarto Miglio/Realwines, Orestiadi/Ivini, Sibiliana/Realwines e San Marzano/Grand Cru e pelas empresas Bixio Produttori, Cantina Valpolicella Negrar/Domini Veneti, Ozzano Selection, Sorrentino Vini e Tenuta di Artimino, que buscam importadores no Brasil.
I Love Italian Wines São Paulo
A capital paulista recebe a 3ª edição do I Love Italian Wines no dia 22 de maio. Este ano o evento conta com 40 marcas expositoras – em 2023, foram 38. Uma masterclass conduzida pelo premiado sommelier Diego Arrebola vai abrir a programação trazendo a degustação de 15 vinhos selecionados, que serão apresentados a especialistas e profissionais convidados.
Encerrada a masterclass, o Hotel Unique abre as portas de seus principais salões para o Walk Around Tasting, onde são esperados centenas de profissionais para degustarem uma seleção exclusiva de rótulos italianos.
Estão confirmadas as importadoras BWC Brasil, Cantu Grupo Wine, Casa Flora, Casa Palla, Caves Santa Cruz, DOC Vineria, Europa Importadora, Importadora Barrinhas, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wines, La Pastina, La Vie Vin, Parajú Vinhos, Polaris Importadora, Prem1um Wines, Sicilianess, Vimpório, Vinifera Import e World Wine, pelas vinícolas/importadoras, Antica Cantina Leonardi/Vinifera Import, Az. Agricola Pilandro, Azienda Uggiano/Zahil Vinhos, Birgi Vini/Realwines, Bosca/Villa Ca’ Bianca, Cantina di Solopaca/Vinifera Import, Crea Vini/Realwines, Il Quarto Miglio/Realwines, Inserrata Organic Farm/MM Vinhos, Orestiadi/Ivini, Sibiliana/Realwines, San Marzano/Grand Cru e Vigneti Reale/Vinifera Import e pelas empresas Bixio Produttori, Cantina Valpolicella Negrar/Domini Veneti, Igain, Ozzano Selection, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimino e Valpanera que buscam importadores no Brasil.
I Love Italian Wines Brasília
A Embaixada da Itália receberá a 1ª edição do I Love Italian Wines em Brasília. No dia 24 de maio, a capital federal vai sediar uma masterclass e um cocktail de networking com alguns dos melhores vinhos italianos, além de lançamentos e rótulos inéditos.
O premiado sommelier Diego Arrebola estará na cidade para conduzir a prova de 15 vinhos das empresas Antica Cantina Leonardi (importada por Vinifera Import), Azienda Uggiano (importada pela Zahil Vinhos), Famiglia Cotarella (importada pela BWC Brasil), Cantina di Solopaca (importada pela Vinifera Import), Cantina di Negrar / Domini Veneti (sem importadora), MGM (importada pela Cantu Grupo Wine), Vesevo (importada pela Casa Flora/Porto a Porto), Cantina Fratelli Romanese (importada pela DOC Vineria), Podere 29 (importada pela ItaliaMais), Collemassari (importada pela Italy Import), Orestiadi (importado pela Ivini), Monteleone (importado pela Prem1um Wines), Le Marchesine (importado pela Sicilianess), Vigneti Reale (importado pela Vinifera Import) e Montefalco (importado pela Vinifera Import).
Profissionais do setor, especialistas e formadores de opinião formarão o seleto grupo de convidados que participarão do evento.
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi