A construção do túnel de Taguatinga ganhou mais uma etapa. Após os desvios no trânsito e a interdição da Avenida Central para o tráfego de veículos, o consórcio Novo Túnel se concentra agora na instalação dos tapumes dos dois lados da Avenida Central para a proteção da obra.
“Como a construção do túnel exige escavação com muita movimentação de terra, não podemos iniciar esta etapa da obra sem a instalação dos tapumes. Precisamos garantir a segurança de todos os envolvidos: pedestres, motoristas e operários”, explica o engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de obras.
O próximo passo será a instalação da defensa metálica ao longo dos tapumes, retirada da grade do canteiro central e supressão vegetal no canteiro central. Seguido pela etapa considerada mais complicada: a retirada dos postes de iluminação do canteiro central e remanejamento dos postes de rede. As duas últimas etapas antes do início efetivo da escavação são a demolição completa da pavimentação e do canteiro da avenida central.
De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, as obras estão sendo acompanhadas de perto. “Fiscais da Secretaria de Obras estão dentro do canteiro monitorando tudo. Esperamos que todas essas etapas estejam concluídas o mais breve possível”, afirma.
Sobre a obra
A obra que teve um investimento no valor de R$ 275 milhões, é executada pelo consórcio Novo Túnel. Com 1.010 metros de extensão, o túnel vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. Os recursos são oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. A previsão é de que a obra seja concluída em 24 meses.
O túnel fará uma ligação subterrânea para quem segue para Ceilândia, pela via Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. Segundo o subsecretário, “aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão por ele até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte”.
Benefícios
Além de desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam pela região, a atual Avenida Central se transformará em uma Boulevard com foco nas pessoas e comércio da região. O fluxo de veículos na Avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em usufruir da região central da região administrativa. Outro detalhe é que além do paisagismo, as calçadas também serão revitalizadas.