Em 46,8% das empresas em funcionamento no País na primeira quinzena de julho, a pandemia do novo coronavírus provocou uma queda nas vendas ou serviços comercializados. Os dados são da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quem mais sentiu a queda nas vendas foram as pequenas empresas, alcançando 46,9% das companhias desse porte. Entre as empresas intermediárias, 40,7% relataram perdas, enquanto 31,9% das companhias de grande porte registraram essa queixa.
Entretanto, vale ressaltar que 26,1% das empresas em atividades afirmaram que a covid-19 aumentou as vendas, outras 26,9% disseram que o efeito negativo sobre as vendas foi pequeno ou inexistente.
Entre as grandes empresas, 37,6% relataram efeito pequeno ou inexistente sobre as vendas de produtos e serviços em função da pandemia.
A percepção de redução nas vendas foi sinalizada por 45,8% das empresas do setor de Serviços; 31,9% das companhias da Construção; 51,6% do Comércio; e 40,8% de Indústria.
O porcentual de empresas com redução nas vendas foi de 54,5% no Comércio Varejista, 48,1% nos Serviços profissionais, administrativos e complementares e 47,7% nos Serviços prestados às famílias.