O futuro chegou o Aeroporto de Brasília! O terminal brasiliense é o primeiro da América do Sul a “contratar” robôs para ajudar na limpeza do chão das salas de embarque. Carinhosamente batizados de Papa Sujeira e Papa Poeira, os robozinhos percorrerão os Píeres Norte e Sul e ganharam até crachá de funcionários.
Importados da Suíça, os dispositivos foram adquiridos pela Globalização Facilities, a empresa responsável pelos serviços de limpeza e conservação do Aeroporto. Equipados com sensores de presença, eles são capazes de detectar barreiras 30 metros à frante, impedindo que se choquem com passageiros e objetos espalhados pelo terminal.
Os robôs contam ainda com sistema inteligente capaz de registrar locais que não foram limpos por conta de obstáculos. Assim, tanto o Papa Sujeira quanto o Papa Poeira retornam para limpar o ambiente assim que a área estiver desobstruída.
Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframérica, destaca o pioneirismo da iniciativa. “Somos os primeiros da América do Sul a testar os robôs que já são usados em grandes aeroportos como o de Singapura e de Moscou. Além de entreter o passageiro, eles manterão o nosso padrão de limpeza. A Globalização já vinha fazendo um excelente trabalho. Estamos felizes com mais essa novidade”
Os novos “funcionários” já estão percorrendo o Aeroporto.
Com informações do GPS Lifetime