Época dos ipês: bióloga cria app que mapeia as árvores na cidade

Você está visualizando atualmente Época dos ipês: bióloga cria app que mapeia as árvores na cidade
O app “Ipês” te ajuda a encontrar as árvores mais bonitas do quadradinho. (Imagem: GPS | Lifetime)

Ah… os ipês! Marca registrada de Brasília, a árvore já está começando a florir e a colorir a paisagem candanga. Nesta época do ano, as flores rosas, roxas, amarelas e brancas são o cenário de milhares de fotos dos brasilienses e, para ficar ainda mais fácil de encontrar esses spots, a bióloga Paula Ramos Sicsú desenvolveu um aplicativo, que leva o nome da árvore.

Ipês procura incentivar a comunidade a conhecer a espécie da planta, conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e até criar uma rota de visitação da árvore no DF. Para Sicsú, “a ideia do aplicativo é ajudar a população a encontrar ipês formosos para programar um passeio ou apenas para fazer um registro legal. Também visa contribuir para um acervo de fotos e informações sobre essas beldades na nossa cidade, construídos pelos cidadãos”.

A professora revela que a ideia de criar o aplicativo surgiu enquanto pedalava pelas ruas de Brasília.

Eu sempre gostei muito de apreciar os ipês e sentia falta de um banco de dados em que eu pudesse ver onde tem umas árvores legais, onde que vale a pena visitar. Quando eu via nos jornais e na internet, as fotos eram geralmente defasadas, mais antigas, e, se eu me preparasse para visitar aquele ipê, ele provavelmente já não estaria mais tão bonito quanto no dia em que a imagem foi registrada”, conta. E assim, com a ajuda de um amigo programador, nasceu o Ipês. “A ideia era só trazer mais gente para esse hábito tão gostoso.”

Para utilizar o aplicativo, que está disponível nos sistemas iOS e Android, é necessário apenas tirar uma foto do ipê, fazer o upload para o app e identificar o local do registro, assim como informar se a árvore tem ou não florada. “O aplicativo funcionará melhor à medida em que as pessoas forem fornecendo informações sobre as árvores, principalmente sobre como está a florada delas, já que as flores são tão efêmeras e rapidamente caem ao chão”, explica a bióloga.

“É uma forma que eu tenho de dar um retorno para a sociedade. Eu sinto esse ímpeto, me sinto compelida a tentar trazer para o máximo de pessoas possível o pouco que eu sei desse universo da ciência e da biologia”, confessa.

Serviço:
App Ipês
Aplicativo para mapeamento de Ipês no Distrito Federal
Gratuito e sem fins lucrativos
Idealização: Paula Ramos Sicsú 
Desenvolvimento do app: Rafael Costa
Disponível no Google Play e na App Store
Instagram

Com informações GPS | Lifetime

Deixe um comentário