A Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China se apresenta em Brasília, nesta quinta (12), no Centro Ulysses Guimarães

Você está visualizando atualmente A Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China se apresenta em Brasília, nesta quinta (12), no Centro Ulysses Guimarães
Divulgação

Em comemoração aos 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China,  uma das orquestras mais prestigiadas na música clássica mundial chega à capital. A Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China (Chamber Orchestra of China National Symphony Orchestra – CNSO) se apresenta, hoje, no Centro Ulysses Guimarães às 20h30. Os ingressos estão disponíveis para vendas a partir de R$ 39,90. 

A Orquestra Sinfônica Nacional da China é uma das mais prestigiadas instituições de música de câmara do mundo. No programa, Mendelssohn, Haydn, Tchaikovsky, Piazzolla e clássicos chineses. Dez por cento (10%) dos ingressos serão distribuídos para Instituições, ONGs, escolas de música e da rede pública de ensino. A Camerata da China é uma das principais responsáveis por conectar os países por meio da música. “Estamos honrados pela escolha (de ser uma figura diplomática cultural) e extremamente gratos pela confiança e pelo apoio da embaixada chinesa”, destaca o instrumentista Yao Ling.

Entre os instrumentos que compõem a orquestra, estão um quarteto de cordas, um quinteto de sopro, um trio de pianos, um conjunto de metais e pequenas sinfonias. A preparação é intensa e demanda muita energia dos músicos. Além dos ensaios na China, toda a equipe repassa o roteiro das músicas, alguns momentos antes do show, para se adaptar ao espaço do teatro, com o objetivo de assegurar que a performance seja a melhor possível para todo o público presente. As músicas presentes no repertório, vão das eruditas até composições atuais.

A turnê da Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China, que já passou pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Centro Cultural SESC Quitandinha, em Petrópolis e o Teatro Cultura Artística, em São Paulo, é apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura e CNOOC Petroleum Brasil, produção Dellarte e corealização Interlúdio, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Yao Liang

Yao Liang – concertmaster

Yao Liang começou a estudar violino aos 4 anos. Em 1993, foi admitido na Escola Primária Afiliada ao Conservatório Central de Música e se formou com honras em 2005. Em 2015, Yao Liang participou da competição de violino do prestigioso “Prêmio Sino de Ouro” no cenário musical da China e ganhou o “Prêmio de Excelência”. No mesmo ano, ele fez uma turnê com o Conjunto de Câmara da Orquestra Sinfônica Nacional da China para a Nova Zelândia, Ilhas Cook e Niue, onde atuou como concertino e solista em várias apresentações, recebendo aclamação generalizada e admiração do público local. Como concertino, colaborou com o maestro alemão Christian Ehwald no concerto da temporada de 2023 da Orquestra Sinfônica Nacional da China, “Comemorando o 190º Aniversário do Nascimento de Brahms”, onde foi elogiado como um “concertino surpreendente”. Yao Liang toca um violino chamado Vincenzo Postiglione, feito em 1880, e usa um arco feito por Eugène Nicolas Sartory em 1930.

CNOOC Petroleum Brasil

A CNOOC Petroleum Brasil tem a honra de patrocinar a renomada Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China, reafirmando seu compromisso com a promoção da cultura e o fortalecimento dos laços entre Brasil e China. Este patrocínio transcende fronteiras, celebrando a música como uma linguagem universal que conecta povos e culturas. Ao apoiar a Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China, a CNOOC Brasil reforça sua dedicação à responsabilidade social corporativa e ao enriquecimento cultural nas regiões onde atua.

Programação 

– Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
6 Lieder, Op.50

– He Zhanhao (1933) & Chen Gang (1935)
Butterfly Lovers (Arr. Forbidden City String Quartet)

– Zang Dongsheng (1952)
Deep Love e Eternal Friendship

– Franz Joseph Haydn (1732-1809)
Quarteto de cordas em sol menor, Op.74, No.3 “O cavaleiro ” – IV

– Astor Piazzolla (1921-1992)
Libertango

– Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Octeto de cordas, op.20 – I

– Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Andante cantabile

– Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Serenata para cordas em dó maior, Op.48 – II e IV

– Música popular
Dança do povo Yao

– Música popular
Dança da Serpente Dourada

– Música popular
A minha pátria e eu

Serviço

Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China em Brasília

Data: 12 de setembro

Horário: 20h30

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Teatro Planalto, em Brasília

Ingressos estão disponíveis para vendas (a partir de R$ 39,60)

——

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário