Os artesãos que ainda não são cadastrados no GDF podem solicitar a sua carteirinha junto à Secretaria de Turismo do DF. Durante o período de teletrabalho, instituído pelo governador Ibaneis Rocha desde o dia 23 de março, os pedidos poderão ser afeitos via WhatsApp à equipe da pasta.
A ideia é dar continuidade à emissão da Certeira do Artesão neste período, já que o documento é necessário como comprovação da profissão para as linhas de crédito oferecidas pelo BRB, criadas para ajudar os trabalhadores autônomos durante a pandemia do coronavírus. Atualmente, mais de 11 mil profissionais são cadastrados no sistema do GDF.
“Nós, da Setur, estamos promovendo todas as ações necessárias para que os nossos artesãos tenham a oportunidade de comercializar os seus produtos e obter linhas de crédito, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Precisamos nos adaptar a este momento. Por isso, estamos sempre em busca de alternativas e soluções para garantir que o artesão tenha sua renda garantida” diz a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
O artesão interessado em emitir a carteirinha deve entrar em contato via WhatsApp, pelo número (61) 9 9147-0748, e enviar os seguintes documentos, em fotos de boa qualidade:
- Foto 3×4;
- Foto do RG (frente e verso);
- Foto do CPF;
- Foto do comprovante de residência;
- Foto da própria assinatura;
- Um vídeo fazendo o produto;
- Cinco fotos do produto finalizado.
Após a validação dos dados, a equipe da Setur emite a carteirinha em formato PDF e envia ao artesão cadastrado. O documento físico poderá ser retirado na própria Secretaria de Turismo após o período de teletrabalho, ainda sem data definida.
A artesã Joselma Reis, de 47 anos, é moradora do Riacho Fundo II e conseguiu emitir sua carteirinha de forma fácil e rápida. E aprovou o serviço.
“Eu gostei muito porque sempre quis fazer a minha carteirinha mas não conseguia ir pessoalmente por causa da correria do dia-a-dia. Achei muito ágil, ela ficou pronta em dois dias e agora estou mais animada para trabalhar, porque a carteirinha é necessária para participar de eventos e feiras e para conseguir o crédito no BRB, por exemplo”, contou.
Ela trabalha com artesanato há mais de 20 anos e produz acessórios com fuxico, tricô, crochê, materiais recicláveis e diversas outras peças.
Venda pela internet
O artesanato é uma pauta prioritária para a atual gestão da Secretaria de Turismo do DF. Diante do cenário atual, imposto pela pandemia de coronavírus, a pasta se uniu à Federação das Associações de Artesanato do DF e demais organizações do setor em uma parceria com a plataforma de vendas online Square City, para que os artesãos locais garantam sua renda durante o período de isolamento social.
Desde o último dia 4, os artesãos do DF podem divulgar e vender seus produtos, sem custos, por meio da plataforma colaborativa, que funciona como uma loja virtual. Para facilitar a adesão, a Setur realizou uma videoconferência de apresentação da ferramenta aos artesãos e esclareceu as principais dúvidas sobre a utilização.
Até dia 7/4, 120 artesãos estão cadastrados e já utilizam a plataforma para comercializar os produtos. A loja online está sendo divulgada nas redes sociais da Secretaria de Turismo do DF e também pelos próprios artesãos.
Cadastro de artesãos no link: www.square-city.com
Para conferir os produtos que serão comercializados: www.squarecity.app
Linhas de crédito do BRB beneficiam artesãos
Outra iniciativa da Setur-DF para apoiar o artesão foi a parceria com o BRB, que criou linhas de crédito especialmente para auxiliar profissionais do turismo neste momento de crise. Empresários e autônomos do setor têm disponíveis três linhas de crédito, pelo período de seis meses, com condições especiais de pagamento.
Todos os membros do setor de turismo, como artesãos, guias turísticos, agências de viagens, rede hoteleira e de hospedagem, agências de guias de turismo, entre outros, podem aderir às linhas de crédito, que têm modelos de empréstimo e financiamento. As linhas de crédito oferecidas são a Acreditar (produto de microcrédito do BRB) e a Progiro Capital de Giro e o BRB Investimento.
Para ter acesso às linhas do Supera-DF é preciso contatar o BRB pelo (61) 3322-1515. As agências estão fechadas, mas há equipes no local para fazer atendimento para as empresas.
Com informações da Agência Brasília | Foto: Luís Tajes/Setur-DF