Ateliê de bolos se destaca com produto inovador e investe no delivery

Você está visualizando atualmente Ateliê de bolos se destaca com produto inovador e investe no delivery
Jornalista de formação, Jamile Bilu começou a preparar doces como hobby e hoje administra sua empresa junto com a mãe. (Foto: Juliana Braga)

A empresária, jornalista por formação, Jamile Bilu, criadora da marca O Bem Delicioso – Ateliê de Bolos conta que a inspiraçaõ para desenvolver seu negócio surgiu da paixão por doces da família. Segundo ela, sua mãe sempre cozinhou pratos deliciosos para toda a família. “Até então, eu não era de fazer, mas sempre gostei de comer. Conhecíamos muitos lugares aqui em Brasília que faziam doces e bolos”, conta.

Jamile compartilhava com amigos as guloseimas que a mãe fazia, inclusive nos estágios, e sempre escutava elogios. “As pessoas sempre falavam, comentavam sobre os bolos e brownies. Eu dizia ‘mãe, você deveria vender’, mas na época ela ainda era servidora pública e não tinha interesse de abrir um negócio”, relata a empresária.

Depois de um tempo estudando para concursos, Jamile começou a cozinhar e fazer doces como hobby. “Resolvi ter uma nova atividade, para tirar um pouco meu cansaço mental. Estava um pouco estafada”, diz. Foi em 2017 que surgiu a oportunidade de aprender mais sobre os bolos. Em uma viagem a lazer para São Paulo, Jamile e sua mãe tiveram a oportunidade de fazer um curso com uma das cozinheiras que mais admiravam, Roberta Julião.

“Sempre gostamos muito do estilo dela e sempre que íamos a São Paulo visitávamos o café dela. Era apaixonada pelo trabalho dela e deu certo de fazer o curso da Roberta na época que viajamos. Fizemos despretensiosamente”, explica Jamile. Nesse curso, aprenderam a fazer o bolo de cookie, que hoje é o carro-chefe do Bem Delicioso.

Depois do curso e com muitas ideias na cabeça, a empresária testou receitas com a mãe, presenteando-as à família com os bolos e começou a receber muitos elogios.

“Então eu pensei: vou começar a vender. Vou criar um Instagram, criar um nome. Por ser da área de comunicação, tinha uma mentalidade empreendedora desde o início, de pensar na marca e fazer tudo arrumadinho. Fizemos um cardápio básico e uma amiga me ajudou a fazer uma logomarca. Eu pensei muito no bolo de cookie porque era um produto que eu não tinha visto ainda em Brasília. Continua sendo biscoito, mas é montado como se fosse bolo”, descreve.

Segundo a empreendedora, o retorno veio em poucas semanas. “Logo a imprensa entrou em contato para saber mais sobre o produto. Viram que era diferente”. Com isso, a empresaria começou a pensar em abrir uma loja. “Produzíamos em casa e era difícil, pois morávamos em apartamento. Se quiséssemos ter uma produção maior, teríamos que abrir um lugar”, explica.

Ao longo de 2018 os planos para abrir a loja física foram sendo amadurecidos. Em 2019, a empresária realizou consultorias pelo Sebrae de design de interiores da loja e de boas práticas e no final do ano a marca, hoje uma microempresa, ganhou um espaço físico que Jamile administra em sociedade com sua mãe. “Foi uma grande mão na roda, uma grande parceria. Ajudou imensamente, tanto financeiramente, pois não tínhamos muito dinheiro para investir nisso, quanto em conhecimento”, garante.

No entanto, logo veio a pandemia causada pelo novo coronavírus e impôs um série de dificuldades à dupla. Jamile conta que no começo da pandemia o medo foi grande, mas os clientes continuaram a procurar o ateliê para realizar encomendas. “Os clientes queriam presentear com bolos as pessoas que estavam sozinhas, ou as pessoas que não viam há muito tempo. A comida traz esse conforto. As pessoas gostam de presentear com doces, então focamos nisso e recebemos muitas encomendas”, comenta.

Enquanto as portas do estabelecimento precisavam estar fechadas, a empresária buscou mais conhecimento para lidar com a crise.

“O que temos feito durante a pandemia é tentar atrair novos clientes. Fizemos mais cursos e consultorias no Sebrae para botar os conhecimentos em prática, pois percebemos que o momento era bastante complicado. Participamos também de workshops, alguns sobre delivery e sobre vendas online. E agora estamos passando para a implantação do e-commerce”, conta Jamile.

O objetivo, no momento, é reabrir as portas com responsabilidade. “Estamos com planos de reabrir nas próximas semanas. É um momento delicado para quem não reabriu ainda”, conta. “Vamos nos manter nos bolos e criar sabores, inovar nisso para chamar atenção”, completa Jamile.

Ateliê de Bolos Bem Delicioso está disponível no Instagram @bemdelicioso e no WhatsApp (61) 99289-8440.

Com informações da ASN-DF

Deixe um comentário