Brasília Photo Show promove atividades gratuitas para crianças no Museu de Arte de Brasília 

No momento você está vendo Brasília Photo Show promove atividades gratuitas para crianças no Museu de Arte de Brasília 
Crédito: divulgação

A Cidade da Fotografia – Brasília Photo Expo 2023 aterrissa na capital federal com uma programação que se estende por quatro meses, já disponível e que vai até 31 de março de 2024, no Museu de Arte de Brasília (MAB). Um dos pontos altos desta exposição é o envolvimento das crianças em atividades educativas e lúdicas. O MAB Educativo, em parceria com o Programa Mediato Conecta, apresenta uma programação especial de oficinas que abrangem diversas faixas etárias. 

Haverá uma variedade de oficinas abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. As atividades durante o período de férias acontecem até o dia 26 de janeiro de 2024, nas tardes de segunda, quarta e sexta. Com oficinas de mosaico, carimbo, brincadeiras populares, escultura viva, arte cinética e muito mais, as crianças terão a oportunidade de explorar sua criatividade de maneira divertida. 

Em janeiro, a programação de oficinas continua com criação de brinquedos recicláveis, oficinas de HQ, criação de narrativas, arte urbana, entre outras. “Estas oficinas são projetadas para inspirar a imaginação das crianças e incentivá-las a explorar diferentes formas de expressão artística”, comenta o gerente geral do MAB, Marcelo Jorge.

Ainda dentro da programação de oficinas, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em técnicas específicas de fotografia. Oficinas como Cianotipia, Antotipia, Câmara Escura, Colagem Fotográfica, Pinhole e Fotograma oferecem uma visão detalhada dos processos fotográficos, desde os métodos tradicionais até técnicas mais experimentais.

Até o final de março, a Cidade da Fotografia, uma das maiores exposições coletivas do Brasil com exibição de aproximadamente 5 mil imagens de participantes de todos os cantos do Brasil e de vários países, ficará aberta para visitação. Ao todo, serão quatro meses de atividades como: exposição física das 400 fotos vencedoras de 2023, exposição das semifinalistas e de todas as 3100 vencedoras das edições anteriores, dezenas de exposições convidadas no espaço de contemplação, museu da fotografia com demonstração de equipamentos antigos, mais 40 oficinas de fotografia, dezenas de encontros de temas ligado a imagem.

Rodrigo Nimer, diretor executivo do BPS Group, afirma que a “Cidade da Fotografia – Brasília Photo Expo 2023” não é apenas uma exposição, mas uma jornada envolvente e educativa que convida a comunidade a explorar, celebrar e descobrir o fascinante mundo da fotografia. “Com atividades especialmente voltadas para as crianças, o evento promete despertar o interesse pela arte visual desde cedo, alimentando a criatividade e o amor pela expressão artística; e celebrando a arte da fotografia de maneiras inovadoras e inspiradoras”, finaliza.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, visite o Instagram do MAB ou o portal do BPS https://brasiliaphotoshow.com.br/.

SERVIÇO

Programação De Férias no MAB

Janeiro

Segunda

14h30 – Oficina de Brinquedos Recicláveis (a partir de 8 anos) – 10 vagas

16h30 – Oficina de HQ (a partir de 10 anos) – 15 vagas

Quarta

14h30 – Oficina de Criação de Narrativas (a partir de 10 anos) – 15 vagas

16h30 – Oficina de Arte Urbana (Bomb e Stencil) – (a partir de 12 anos) – 10 vagas

Sexta

14h30 – Oficina de Jogos Teatrais (a partir de 10 anos) – 15 vagas

16h30 – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos) – 12 vagas

Sábado

10h30 – Contação de Histórias (18 meses a 3 anos) – 10 vagas

15h – Visita mediada – Descobrindo o acervo com jogos

16h30 – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos) – 12 vagas

Domingo

15h – Visita Perspectivas em Foco – Fotografando o MAB

16h30 – Oficina de Pinhole (a partir de 12 anos) – 10 vagas

Oficina de Cianotipia

Venha conhecer a técnica da Cianotipia junto com a equipe do Programa Educativo do MAB. A cianotipia é um processo fotográfico alternativo que produz imagens em tons de azul ciano. Essa técnica surgiu no século XIX e é um processo baseado na sensibilidade à luz de compostos de ferro. Para criar uma cianotipia, um papel é revestido com essa mistura e deixando secar no escuro. Uma vez seco, objetos ou negativos transparentes são colocados em contato com o papel revestido e expostos à luz solar ou a uma fonte de luz ultravioleta. A exposição à luz causa uma reação química nos compostos de ferro, resultando na formação da imagem.

Oficina de Antotipia

A Antotipia é uma técnica de impressão fotográfica alternativa, que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas em vez de compostos de ferro. É um método criativo e artístico que resulta em imagens com tons sutis e terrosos. O processo envolve a maceração ou fervura dessas substâncias para extrair os pigmentos. Esse pigmento é então aplicado em papel ou outro substrato. A exposição à luz faz com que os pigmentos reajam e mudem de cor, criando uma imagem. Cada planta ou substância utilizada pode criar variações únicas nas cores e resultados finais.

Oficina de Câmara Escura

A Câmara Escura é um dispositivo óptico simples que forma a base para o processo fotográfico. Ela é uma precursora das câmeras fotográficas modernas e ajuda a entender como a luz é usada para criar imagens. Nossa oficina oferece a oportunidade de mergulhar no processo fotográfico desde o princípio. Aprenda a montar uma câmara escura, fazer a exposição e testemunhar o processo de formação de imagens. Explore este encontro entre arte e ciência e entenda como a câmera fotográfica passou de um objeto experimental para uma tecnologia que está na mão de todas as pessoas.

Oficina de Colagem Fotográfica

Nesta oficina, você descobrirá como criar obras de arte visuais a partir da apropriação e combinação de fotografias, textos e outros elementos. Usando a técnica da transferência de imagem com óleo de banana, vamos mergulhar nas possibilidades de intervenções que podemos fazer nas fotografias e imagens de forma analógica. Como será que as montagens eram feitas antes da criação do Photoshop ou outros softwares de edição de imagem? Vem com a gente e entre em contato com essa técnica que traz tantas possibilidades interessantes.

Oficina de Pinhole

Pinhole é um método fotográfico muito simples e básico que utiliza uma câmera sem lentes para criar imagens. Essa técnica remonta aos primórdios da fotografia e é uma forma intrigante e criativa de explorar a captura de imagens. A ideia por trás do pinhole é usar uma caixa escura ou qualquer recipiente vedado à luz, com um pequeno furo em uma das paredes. A luz externa passa pelo buraco e projeta uma imagem invertida na superfície interna da caixa. Venha conhecer um pouco mais sobre os processos fotográficos e tirar sua própria foto feita com uma Pinhole.

Oficina de Fotograma

Nesta oficina, vamos produzir imagens utilizando a técnica do Fotograma. Um fotograma é uma técnica artística na qual objetos são colocados diretamente sobre um papel fotossensível (geralmente papel fotográfico) e expostos à luz para criar uma imagem. É uma forma de fotografia sem câmera que envolve a interação direta entre objetos e a superfície sensível à luz. O processo é semelhante ao usado na cianotipia e na antotipia, mas com objetos reais em vez de negativos ou plantas.

Deixe um comentário