Brasília sobe 65 posições no ranking de cidades empreendedoras

No momento você está vendo Brasília sobe 65 posições no <strong>ranking de cidades empreendedoras</strong>
Créditos Pexels Matheus Natan

Neste ano, Brasília ganhou destaque na economia nacional. Do 69º lugar em 2022, a capital subiu para 4º no ranking de cidades empreendedoras. Os dados são da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que avaliou os 101 municípios mais populosos do Brasil.

A pesquisa avaliou diversos fatores, mas algumas condições específicas foram essenciais para a estabilidade dos empreendimentos. Os valores de alguns impostos, como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), são mais baixos no Distrito Federal do que em outras regiões do país, por exemplo. Assim, muitos empreendedores foram estimulados a abrir e manter seus negócios.

A fundadora do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto, acredita que os indicadores trazem otimismo também para algumas áreas do empreendedorismo.

“As iniciativas sustentáveis são muito importantes para a sociedade, mas o mercado de impacto ainda pode crescer muito mais. Brasília é um ambiente bastante propício para o desenvolvimento desse tipo de negócio e o Impact Hub Brasília está disponível para apoiar e incentivar ainda mais os empreendedores sociais para aumentar o impacto gerado para a cidade”, explica.

Em 2021, de acordo com um estudo feito pelo Pipe.Labo, apenas 5% dos negócios de impacto socioambiental estavam concentrados no Centro-Oeste do Brasil. Esse número é muito pequeno, se comparado aos resultados da recente pesquisa da Enap. Todavia, é importante lembrar que, no ano passado, Brasília ainda estava em 69º lugar no ranking geral de cidades empreendedoras. Portanto, o salto é um ótimo indicativo para um possível crescimento do empreendedorismo de impacto na capital.

Sobre o Impact Hub Brasília – O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos. 

Deixe um comentário