Campanha de vacinação antirrábica vai até sábado (30)

No momento você está vendo Campanha de vacinação antirrábica vai até sábado (30)
Divulgação

No Dia Mundial contra a Raiva, comemorado nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) alerta sobre os riscos da doença. O vírus pode ser transmitido para os humanos por meio de mordidas, arranhões e, até mesmo, lambidas. Em quase 100% dos casos a doença é fatal. De acordo com a SES-DF, a vacinação antirrábica é a melhor maneira de combater a contaminação. A campanha de vacinação vai até sábado (30) e há postos em todas as regiões do DF.

Isaías Cianca, gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, explica que em caso de mordida é necessário que se lave o ferimento com água e sabão, além de procurar imediatamente os serviços de saúde para receber atendimento antirrábico. “Quando o animal é conhecido, não há necessidade de fazer a aplicação da vacina, pois você já sabe se ele está vacinado”, garante o gerente.

A SES/DF fez um levantamento e constatou que, até a primeira semana de setembro deste ano, foram contabilizados 9.925 atendimentos antirrábicos no DF. Os cachorros representam 6.883 casos e gatos 1.758 — isso corresponde a 86,9% dos atendimentos. Segundo dados da SES/DF, a campanha realizada na capital federal já conta com mais de 121 mil cães e gatos imunizados.

Deixe um comentário