A Campus Party Brasília chega a 4° edição em 2020. O encontro deve ocorrer entre os dias 29 de abril e 3 de maio, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Entre as novidades, está a ampliação de projetos de incentivo ao desenvolvimento de jogos digitais e ao empreendedorismo. Nesta terça-feira (18), os organizadores divulgaram parte da programação.
A venda de ingressos, a seleção de voluntários e o cadastro de especialistas interessados em compartilhar projetos já começaram (saiba mais abaixo). Os palestrantes serão divulgados até o final de março, segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti).
Como será a Campus Party
Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party e Thalis Antunes, gerente de conteúdo do evento em Brasília — Foto: Carolina Cruz/G1
A Campus Party reúne em um só lugar palestras, estandes e mostras sobre Big Data, Robótica, Blockchain, Cidades Inteligentes, Criatividade, DevOps, Games, Green Tech, Inteligência Artificial, fabricação digital, gestão pública, educação, entre outros temas ligados à tecnologia.
Pela primeira vez, em 2020, os campuseiros – como são chamados aqueles que adquirem o ingresso – poderão conhecer uma mostra de jogos digitais desenvolvidos na capital. A informação foi dada pelo gerente de conteúdo da Campus, Thalis Antunes.
“Temos um cenário de empreendedores de jogos grande no DF e vamos trazer para a campus. O público poderá chegar e jogar”, disse ao G1.
Neste ano, o evento também será palco para a primeira competição de desenvolvimento de jogos digitais entre os campuseiros, chamada de Game Jam (saiba como participar abaixo).
Desenvolvendo ideias na Campus Party
Outra novidade é a Maratona do Empreendedorismo. O embaixador da campus e diretor de inteligência social e digital Fernando Tomé, explica que a ideia é ajudar os visitantes a tirar os planos do papel ao longo dos cinco dias de evento.
“Já houve atividades para criar soluções para outras empresas, mas esse é para desenvolver os próprios projetos”.
Segundo os organizadores, o projeto de empreendedorismo será aberto ao público na parte de acesso gratuito da Campus, a Open Campus. As inscrições e temas serão divulgados nas próximas semanas no site do evento.
Arena da Campus Party Brasília, em 2017 — Foto: CP/Divulgação
Como nos anos anteriores, a campus contará com estandes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Open Campus, para orientação sobre empreendedorismo. Alem disso, haverá oficinas, seminários, simuladores de realidade virtual, estantes de pesquisas universitárias, competições de desenvolvimento de softwares, entre outros.
A programação completa será divulgada em até 20 dias antes do evento, segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. O governo estima receber 100 mil pessoas ao longo dos cinco dias do evento.
‘Transformação digital’
Representantes do Sebrae e do Instituto Campus Party, em anúncio da Fábrica de Empreendedorismo — Foto: Carolina Cruz/G1
O tema da Campus Party Brasília em 2020 é “Transformação Digital dos Serviços Públicos”. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia Gilvan Máximo, as ideias mostradas serão levadas ao Executivo.
“Queremos discutir como digitalizar os serviços do governo para que eles cheguem até a ponta, até população.”
Segundo Máximo, o GDF pretende inaugurar, em março, uma “sede” para a Campus Party em Brasília. “A Campus Party vai ter o escritório dela em Brasília, e nós teremos um laboratório de graduação para encaminhar os alunos destaques nos laboratórios de robótica e tecnologia da informação”, disse o secretário.
De acordo com a pasta, há três laboratórios de robótica no DF: no Paranoá, no Sol Nascente e no Itapoã. Nas unidades, jovens de 15 a 18 anos selecionados por meio do Cadastro Único, de famílias de baixa renda, aprendem a desenvolver softwares livres, impressoras 3D, drones e conceitos de web design.
Outros 11 laboratórios estão previstos para março. Eles ficam nas regiões do Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Samambaia, Estrutural e Ceilândia.
Como participar da Campus Party Brasília 2020?
Ingressos
Os ingressos estão à venda no site o evento. O primeiro lote vai até o dia 5 de abril.
O valor do ingresso individual para quem não vai acampar no evento é de R$ 110, com direito a entrada para todos os dias. Para os campuseiros (com direito a barraca) é de R$ 220.
Programa de voluntários
A Campus Party seleciona voluntários para áreas de “conteúdos, comunicação e produção”. O programa é voltado para estudantes, recém-formados e pessoas que tenham interesse nas temáticas abordadas pelo evento.
É necessário ter mais de 18 anos. Os selecionados têm a jornada de 6 horas de trabalho, como benefícios entrada para o evento com uma barraca individual.
Como palestrar na Campus Party?
Além das atrações de especialistas nacionais e internacionais, a Campus dá espaço para empreendedores que querem compartilhar projetos de impacto. Os formatos de apresentação podem ser em palestra, painel ou workshop, nas seguintes áreas:
- Call For Talks: palestra, painel ou workshop de especialistas nas temáticas desenvolvidas no evento. Veja aqui as informações e cadastro.
- Startup & Makers: área de exposição, atividades de mentoria e networking e conteúdo educacional com palestras e painéis. Informações e cadastro aqui.
- Mostra Interativa Campus Future: exposição em área aberta ao público de projetos criados e produzidos por estudantes e educadores que tenham destaque pela utilização da tecnologia, com impacto social relevante. Confira aqui mais informações e cadastro.
Com informações do G1 DF