Na quarta-feira (16/12), Brasília ganha um presente de aniversário de 60 anos. Trata-se do livro “Bibliografia Brasília”, reunindo as referências à capital existentes nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo. Se fosse impresso, o livro com 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, daria mais de 2 mil páginas.
O livro conta com mais de dois mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos. Seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o livro possui índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade nos mais diversos campos de atividade, e índice temático, disposto alfabeticamente.
“É um catatau”, resume Cristian Brayner, organizador da obra que conta com apoio da Câmara dos Deputados, da qual é servidor, e da Unesco, por meio de um Prodoc (projeto de cooperação). A obra começou a ser gestada quando Brayner esteve à frente da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no ano passado.
Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 16 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas “Brasílias” que a compilação encerra. “Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir”, filosofa o doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).
“Bibliografia Brasília” será lançado em “live” às 18h na quarta-feira no canal da Câmara dos Deputados no Youtube. Terá, além de Brayner e representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: “É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar”, afirma o secretário.
“É um levantamento inédito e exaustivo de obras publicadas no Brasil e no exterior sobre a capital dos brasileiros. A obra organiza registros de livros, artigos de jornais e periódicos, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento, de política a religião, de hidrografia a literatura. Ao permitir conhecer de forma rápida e segura todas as narrativas já construídas a respeito de Brasília, a obra servirá de subsídio para novos estudos e políticas públicas em prol da sociedade”, emenda a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Sousa Oliveira.
Depois do lançamento, o livro ficará disponível para ser baixado no site da Câmara dos Deputados.
Serviço:
“Live” de lançamento do livro “Bibliografia Brasília”
Quando: 16/12 – 18h
Onde: Transmissão ao vivo: Acesse aqui.