A convite da Unesco e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o Bloco Arquitetos, escritório de arquitetura brasiliense, realizou um trabalho de restauração na Casa de Chá, projeto de 1966 de Oscar Niemeyer, agora utilizado como Centro de Atendimento ao Turista do DF. O monumento foi indicado ao prêmio “Obra do Ano 2020” do Archdaily, um site de arquitetura.
Segundo o Bloco, a intervenção no monumento modernista procurou resgatar características originais do projeto. “Recuperamos o mármore branco interno, removemos adesivos publicitários das esquadrias, arrancamos letras-caixas com grafismos do painel de imbuia e retiramos móveis velhos”, dizem.
Móveis do arquiteto Samuel Lamas foram utilizados na hora da restauração. “Eles [o Bloco Arquitetos] me convidaram para ambientar os espaços com minhas peças de design: sofás, poltronas, mesas e estantes participam deste projeto”, conta o profissional convidado.
“É uma honra ter minhas peças de Design na praça dos três poderes, em um projeto do Niemeyer. As peças são contemporâneas e se conectam com o espírito da cidade por ter o DNA de Brasília. Fico muito feliz com a indicação”, completa Samuel.
O site Archdaily informa que o voto popular indicará os projetos que “representam a identidade dos contextos locais e, ao mesmo tempo, marcam o modo de fazer arquitetura ao redor do mundo”. Para votar basta se inscrever no site (aqui) e registrar o voto.
Com informações do GPS Lifetime