De olho nas práticas ESG, a rede varejista especializada em óculos escuros Chilli Beans anunciou o lançamento de um formato de loja baseado num modelo de negócios ecológico, a Eco Chilli. A novidade tem como diferencial a rapidez na montagem e operação.
O projeto está alinhado aos planos de expansão da marca, que prevê atingir espaços originais como postos de gasolina, praças, boulevards e outros locais com alta circulação de pessoas. A expectativa da empresa é de abrir 400 unidades nesse formato nos próximos três anos. O projeto também foca também em cidades de 60 a 90 mil habitantes, que, a princípio, têm franquia convencional seja mais custosa.
Outra característica do modelo é o viés de sustentabilidade do projeto, uma vez que a nova loja será produzida com plástico reciclável. Além disso, a Chilli Beans terá um plano para incentivar o descarte correto do material. O cliente que levar alguma armação de óculos às unidades vai receber R$ 50 de desconto. O material recebe o devido descarte.
O movimento de conscientização ambiental na companhia começou há quatro anos a partir do CEO e fundador da empresa, Caito Maia, que passou a investir no desenvolvimento de materiais sustentáveis para óculos. Após alguns anos de estudo, a Chilli Beans lançou sua linha ECO no ano passado, com produtos feitos a partir de resíduos de plástico recolhidos dos oceanos.
Estima-se que que cada loja modular da Eco Chilli economize, aproximadamente, 1 tonelada de plástico que seria descartado. O custo inicial para os interessados é de R$ 130 mil, valor 20% mais barato que o modelo de quiosque e 50% mais barato que a loja convencional.
A Eco Chilli venderá opções de óculos de grau, solar e relógios, em um espaço de 15m². Além dos principais produtos da marca, será possível encontrar os modelos desenvolvidos em parceria com grandes artistas e marcas da moda, música, arte e geek. Semanalmente o espaço receberá novos modelos.
Com informações Mercado&Consumo