Conheça técnica que diminui os desvios posturais causados pelo home office

Você está visualizando atualmente Conheça técnica que diminui os desvios posturais causados pelo home office
A técnica busca alongar o corpo, melhorar a respiração e fortalecer a musculatura responsável pelo alinhamento da postura da coluna. (Foto: Divulgação)

A pandemia ocasionada pela Covid-19 chegou ao seu nono mês. Ao contrário do que era planejado, várias empresas permaneceram com o formato de home office para evitar a transmissão da infecção viral. Com isso, uma queixa muito frequente começou a ganhar destaque: as dores nas costas.

O desconforto ao sentar, caminhar ou deitar são sinais de que algo está errado com a coluna. Para resolver esse problema, a Reeducação Postural Global (RPG) pode ser uma grande aliada, pois minimiza os desvios posturais e, além disso, alivia as dores locais.

“Por meio de seis posturas isométricas, a RPG tem o intuito de alongar o corpo, melhorar a respiração e fortalecer a musculatura responsável pelo alinhamento postural. Quando há algum desequilíbrio muscular e ósseo, como a presença de um lado do corpo mais baixo do que o outro ou joelhos abertos demais, o profissional busca desenvolver essas técnicas de uma forma que contemple cada problema em específico”, contextualiza Juliana Pires, fisioterapeuta da clínica Salus Ortopedia, em Brasília.

Como as sessões são muito individuais, por conta da necessidade de cada paciente, não é possível prever por quanto tempo o tratamento deve ser realizado. Entretanto, a média comum varia entre 20 a 40 encontros para o desenvolvimento completo da técnica.

Além disso, a fisioterapeuta aconselha que os exercícios realizados não se repitam na casa do paciente sem que haja o acompanhamento de um profissional.

Isso porque, muitas vezes, o cérebro se adapta a uma forma de sentar, dormir e andar. Segundo a profissional, a readaptação é um processo mais longo e que deve ter as orientações de um especialista da área.

“No decorrer das sessões, a mudança corporal se torna automática ao ponto da própria pessoa se corrigir. Com isso, vemos que o trabalho está surtindo efeitos. O feedback sobre a intensidade das dores também é um sinal do andamento do tratamento. Mas vale frisar que as atividades não devem ser realizadas sem a avaliação do fisioterapeuta, pois isso pode prejudicar e lesionar a região trabalhada”, complementa.

Deixe um comentário