A crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos obrigou os brasileiros a mudarem os seus hábitos de consumo. Em 2018, estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco do Brasil, apontou que 79% da população adotou novos hábitos, como pesquisa de preço e controle de despesas pessoais.
Segundo José Climério Silva de Souza, Diretor-Executivo do Consórcio Bancorbrás, nesse novo cenário o consórcio é uma opção segura de adquirir um bem sem prejudicar o orçamento familiar. “A modalidade é a melhor escolha para quem quer realizar o sonho da casa ou do carro próprio e fugir das altas taxas de juros que os financiamentos possuem”, afirma.
O cliente do consórcio pode escolher diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra. Feita a opção, ele vai pagar prestações mensais fixas junto com um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. O Diretor-Executivo do Consórcio Bancorbrás afirma que o valor pago pelo consorciado irá formar uma poupança destinada à compra do bem e já inclui custo de taxa de administração do fundo de reserva e seguro. “A modalidade é voltada para quem não tem urgência em adquirir o bem e o mercado oferece diversos planos que atendem as necessidades de cada cliente”, comenta José Climério.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), a venda de novas cotas de janeiro a abril de 2019 contabilizou um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre a Bancorbrás
O Consórcio Bancorbrás faz parte do conglomerado de empresas Bancorbrás (www.bancorbras.com.br), no mercado desde 1983 e que está presente, com equipe própria de especialistas, em Fortaleza, João Pessoa, Belo Horizonte, Goiânia, Anápolis e Brasília. A Bancorbrás atua nos segmentos de Turismo, Seguro e Consórcio, com sede no Distrito Federal e filiais em Minas Gerais, Ceará, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Na área de turismo, conta com a Operadora de Turismo e a Agência de Viagens Bancorbrás (formatação de pacotes turísticos nacionais e internacionais, e especialização em grupos como maior idade, adolescentes, escolares, empresariais, esportivos, entre outros) e com o Clube de Turismo Bancorbrás, presente em todas as regiões do País, com mais de 100 mil clientes e de 10 mil hotéis conveniados no Brasil e no exterior. A Empresa também atua como Corretora de Seguros (vida, auto, residencial, empresarial e viagem). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural, esportivo e social voltadas para a população em situação de vulnerabilidade social, a Empresa mantém o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove ações de cidadania.