Como parte da quarta edição do concurso de beleza, TopCufa-DF, a Central Única das Favelas, em parceria o com o Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, promovem o “CUFA Empreenda”. As inscrições estão abertas para as oficinas gratuitas em áreas como produção musical, empreendedorismo, comunicação, gestão de projetos, moda e roteiro audiovisual. As aulas acontecem em diversos horários, todas no Complexo Cultural de Samambaia. O objetivo das atividades é instrumentalizar os jovens talentos da periferia para promover maior autonomia e potencial empreendedor no mercado cultural.
Os/as interessados/as podem fazer a inscrição gratuitamente através do site topcufabsb.com.br. A página também tem informações sobre o tema de cada oficina e os horários. As confirmações de participação serão enviadas pelo e-mail cadastrado na pré-inscrição. O ideal é não esperar muito, pois as vagas são limitadas.
“Nesta quarta edição do TopCufa-DF, inauguramos o CUFA Empreenda, oferecendo diversas ações formativas. Com isso nós pretendemos colaborar com as possibilidades de crescimento cultural e profissional das comunidades situadas fora do Plano Piloto, com foco no público jovem, que tem um enorme potencial empreendedor”, esclarece o presidente da CUFA-DF, Bruno Kesseler.
Para a presidente do Instituto Rosa dos Ventos de Cultura e Cidadania, Stéffanie Oliveira, a proposta das oficinas, além da capacitação em áreas relevantes e de interesse desses jovens, é difundir ideais solidários da economia criativa.
“Os conhecimentos adquiridos durante a formação poderão ser exercitados pelos participantes em seu cotidiano, no dia a dia de suas atividades empreendedoras. O nosso objetivo aqui é dar ferramentas e mostrar novas possibilidades. “
Confira a programação completa das oficinas
Oficina: Produção Musical
Ministrante: Mr. Pingo –– Músico e Produtor Cultural.
Conteúdo: a partir dos princípios básicos do empreendedorismo artístico, a oficina abordará um plano de carreira musical como uma startup, enfocando temas como registros, documentação e branding.
Data: 2 de março
Horário: 18h às 21h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Gestão de Projetos
Ministrante: Alexandre Rangel — Gestor Administrativo e Cultural.
Conteúdo: a oficina tratará de gestão de projetos culturais, trabalhando princípios relativos ao acesso a recursos, à elaboração de projetos e à execução e prestação de contas.
Data: 3 e 6 de março
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Workshop de Produção de eventos
Ministrante: Elaine Caccavo — Diretora Executiva da CUFA
Conteúdo: produção de eventos de pequeno e médio porte com visão estratégica, responsabilidade social, ações promocionais, live marketing e produção cultural serão os temas abordados nesta oficina, voltada à ampliação das perspectivas sobre o mercado criativo e baixo orçamento. Serão apresentados tipos variados de eventos e suas necessidades, bem como, exemplos práticos de cronograma, orçamento e execução.
Data: 4 e 5 de março
Horário: 19h às 22h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Ser modelo é uma profissão
Ministrante: Day Schmidt — Ativista e Consultora de Moda.
Conteúdo: serão tratados, nesta oficina, os princípios para o sucesso de uma carreira de modelo profissional, abordando desde maquiagem, cuidados pessoais, apresentação, desenvoltura na passarela até as relações com o mercado da moda.
Data: 7 de março
Horário: 14 às 17 horas
Oficina: Empreender nas Quebradas
Ministrante: Bruno Kesseler — Presidente da CUFA-DF
Conteúdo: o empreendedorismo como ferramenta de transformação social será o foco desta oficina, que abordará conceitos como captação de recursos, desenvolvimento de projetos e perspectivas mercadológicas.
Data: 7 de março
Horário: 17h às 20h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Empreendedorismo Afro — Duafe, estética negra e resistência
Ministrante: Marjore Nogueira — coordenadora de políticas de promoção e proteção da Igualdade Racial e Thaís Dias — Diretora de Políticas Intersetoriais de promoção da igualdade racial
A oficina oferecerá subsídios às/aos participantes para compreensão das relações raciais, do racismo e das formas de resistência por meio da valorização da estética negra.
Data: 8 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Comunicação
Ministrantes: Stéffanie Oliveira — Presidente da Rosa dos Ventos Produções; e Camila Muguruza — Jornalista e Assessora de Imprensa
Conteúdo: a oficina tem como objetivo capacitar os/as jovens através de uma variedade de técnicas comunicativas, além de apresentar plataformas e canais de comunicação disponíveis e acessíveis para geração de conteúdo estratégico e relevante. A produção para redes sociais, o debate sobre a importância de assegurar a veracidade de uma informação compartilhada e as formas de expor ações para grupos do mesmo interesse também farão parte da oficina.
Data: 9 e 10 de março
Horário: 19h às 22h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Oficina: Roteiro Audiovisual
Ministrante: Anderson Quack — Cineasta.
Conteúdo: o princípio básico de um roteiro é contar uma história. O audiovisual tem muitas linguagens e plataformas possíveis de execução: ficção, documentário, canal de youtube, animação e etc. A oficina tratará algumas técnicas e experiências para a construção de um roteiro.
Data: 12 de março
Horário: 18h às 21h
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Serviço CUFA Empreenda
Data: 2 a 12 de março
Local: Complexo Cultural de Samambaia
Inscrições: topcufabsb.com.br
*** Na foto: presidente da CUFA-DF, Bruno Kesseler (Divulgação)