Os 250 anos do compositor alemão Ludwig Van Beethoven estão sendo celebrados na 41ª edição do Curso Internacional de Verão das Escola de Música de Brasília (Civebra). O tradicional evento teve início ontem e prossegue até o dia 21 próximo, com extensa programação, que inclui oficinas, workshops e uma série de shows e concertos, protagonizados por professores.
Sábado último, houve o concerto de abertura quando subiram ao palco do teatro da escola, na 601 Sul, uma banda sinfônica, sob a regência do maestro Henrique Pereira; e uma big band, formada por alunos do curso, sob a batuta do maestro Joel Barbosa. Ontem, quem se apresentou foi André Siqueira que fez um recital de violão.
“Nesta edição contamos com 50 professores, vindos do exterior e de várias regiões do país, e os que pertencem ao quadro da Escola de Música. Eles estarão a frente de 150 oficinas que serão oferecidas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Alguns participam também de concertos populares e eruditos, ao longo da programação”, destaca Davson de Souza, diretor da EMB.
Entre os professores estrangeiros estão o maestro de big band cubano Joaquim Betancourt, o pianista norte-americano Gary Dial, o violeiro da gamba espanhol Xurxo Varela, e o regente de coro argentino Maximiliano Mancuso. Da lista de brasileiros fazem parte a pianista carioca Maria Teresa Madeira, o percussionista gaúcho Ney Rosauro. o produtor paulista Homero Lotito e o guitarrista e violonista brasiliense Lula Galvão.
Concerto popular
Convidado especial do Civebra, o violeiro caipira mineiro-brasiliense Roberto Corrêa será o responsável pelo concerto popular de quinta-feira. Contando com a participação de professores do curso. “O que farei é uma espécie de concerto de música caipira, dividido em três partes”, anuncia o músico e compositor. “Inicialmente, ao lado de Xurxo Varela, Cecília Apogliano, do violonista Herick Souza; e do flautista Davson de Souza, mostrarei algumas músicas compostas para viola da gamba. Na sequência eu e o Herik, tocaremos composições de minha autoria; e, por fim, todos juntos focalizaremos canções do universo sertanejo”, acrescenta.
A pianista Maria Teresa Madeira, que já participou de 15 edições do Curso de Verão, na deste ano comanda oficinas de piano, de música de câmera e de uma outra sobre a obra de Chiquinha Gonzaga. “Na sexta-feira apresentarei um concerto com base na obra pianeira e compositora carioca, autora de clássicos como Abre alas, Atraente Corta jaca e Lua branca. Aproveiarei para lançar dois volumes dos quatro que escrevi sobre a oba de Chiquinha”, adianta.
Serviço: 41ª edição do Curso Internacional de Verão
Show do grupo de choro Sai da Frente, no Teatro da Escola de Música (601 Sul), hoje (11), às 20h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Programação de Concertos
Amanhã (12/02, quarta) – Grupo de choro Sai da Frente
Quinta-feira – Roberto Corrêa e convidados
Sexta-feira – Maria Teresa Madeira