Com o objetivo de ajudar empreendedores da cidade de Guará (DF), durante a pandemia, o veículo de comunicação do Guará lançou uma loja colaborativa on-line.
A justificativa para o projeto é que os guaraenses sempre amaram uma feirinha de artesanato. Além de produtos manuais, moda, guloseimas, acessórios e serviços estavam disponíveis nas praças das quadras, geralmente à noite. Mas, com a pandemia de covid-19, as feirinhas foram canceladas e as empreendedoras (mais 90% são mulheres) viram a renda cair muito.
Pensando nisso, o Jornal do Guará tem uma proposta para amenizar esse cenário: a Lojinha do Guará. A lojinha, na verdade, é uma vitrine virtual do Guará. Lá, os clientes podem ver os produtos e saber o preço e detalhes. Para comprar, apertam um botão e são direcionados a uma conversa pelo WhatsApp com a própria vendedora. Ali combinam pagamento e entrega e podem conhecer outros produtos ou tirar dúvidas. A loja não cobra comissão pelas vendas. É um serviço gratuito para empreendedores do Guará.
Há mais de três décadas, o Jornal do Guará tem a missão de manter a comunidade bem informada e unida. “Acreditamos no desenvolvimento da economia local como forma de desenvolver a cidade como um todo, fazendo com o que o dinheiro dos guaraenses seja gasto no Guará, em um ciclo positivo que reflete na melhoria da vida de cada morador”, explica o responsável pela iniciativa Rafael Souza. A Lojinha do Guará tem curadoria de Tâmara Mansur, conhecida organizadora de eventos e feiras na cidade.