DF inaugura primeiro laboratório permanente de 5G no Brasil

Você está visualizando atualmente DF inaugura primeiro laboratório permanente de 5G no Brasil

Brasília vai inaugurar nesta sexta-feira (24/07) o primeiro ambiente de teste permanente de 5G no Brasil. Situado no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, o laboratório permitirá o acesso do público à internet 100 vezes mais rápida. Sua  infraestrutura tecnológica está pronta desde março.

O objetivo do projeto é promover mudanças na estrutura econômica do Distrito Federal por meio da implantação e gestão do Parque Tecnológico de Brasília. A instalação do espaço é feita em parceria entre a Biotic S/A com as empresas Telefônica VIVO e a chinesa Huawei, maior produtora de smartphones do mundo.

De acordo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a escolha de Brasília para implantação dos testes de 5G demonstra que o Distrito Federal está despontando na área tecnológica.

O presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique acredita que essa será uma oportunidade para que Brasília se torne cada vez mais inovadora e inteligente, além de estimular o desenvolvimento de soluções votadas para IoT. O laboratório contará com equipamentos conectados à rede 5G.

Corroborando a fala de Henrique, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izidio Santos considera que esse projeto é “um importante passo” no desenvolvimento do Parque Tecnológico. Ele também ressalta que o ambiente 5G do Biotic será pioneiro no Brasil.

“Foi constituído agora um fundo para que a gente traga investidores e faça o Biotic acontecer de verdade. O primeiro ato é esse lançamento do 5G. Agora, a gente vai avançando mais para viabilizar aquele parque”, pontuou. O Biotic é uma subsidiária integral da Terracap.

A inauguração será transmitida no canal da Biotic no YouTube, a partir das 10h30. Devido a pandemia, apenas  autoridades do governo local e representantes das empresas participarão do evento in locco.

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G,  diferentemente da 4G, viabiliza a conexão simultânea de aparelhos. Além de proporcionar maior velocidade para navegar na internet, o usuário poderá conectar milhares de ‘coisas’, como casas, carros e eletrodomésticos via internet em seu celular (IoT). A rede também pode consumir até 90% menos de energia.

A visita ao laboratório, permitirá que o público possa ter experiências gratuitas com smartphones e realidade virtual sob demanda. Bem como, realizar, no local, conexão com uma fábrica de distribuição e logística por meio de realidade virtual. Além de poder ter uma experiência com tecnologia voltada para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas – o que permitirá ao público ver, em tempo real, todos os processos do centro que incluem a utilização de robôs para o envio automático de materiais para o armazenamento.

Como participar

Devido as restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus, as visitas ao espaço serão agendadas por e-mail. Os interessados devem entrar em contato com a Biotic pelo e-mail [email protected].

Com informações do portal Metrópoles

Deixe um comentário