No primeiro dia sob pena de multa para quem não usar máscaras na rua ou em locais públicos, a maioria dos moradores do Distrito Federal respeitou a norma. A medida tem o objetivo de reduzir o contágio pelo novo coronavírus na capital.
Nesta segunda-feira (11), a reportagem esteve na Rodoviária do Plano Piloto e no terminal rodoviário do P Sul, em Ceilândia. Em ambos os locais, a maior parte das pessoas usava o aparelho de proteção. Todos os usuários que entravam no transporte público também vestiam a máscara.
Poucas pessoas não usavam o acessório ou o colocavam de forma errada. A reportagem não viu qualquer tipo de abordagem às pessoas que não usavam máscaras. Mesmo questionado pela reportagem, o governo do DF não informou como vai funcionar a fiscalização.
Obrigatoriedade
O uso do acessório em locais públicos se tornou obrigatório em 30 de abril. No entanto, as punições só começaram a valer nesta segunda. Quem descumprir a regra pode ser multado em R$ 2 mil e até responder pelo crime de infração de medida sanitária, com pena de até um ano de reclusão.
A partir desta segunda, passageiros que estiverem sem máscara também estão proibidos de acessar o transporte público. Segundo o governo do DF, motoristas e cobradores estão orientados “a informarem ao usuário que o acesso não será permitido sem o acessório protetivo”.
Uma lei publicada na última sexta-feira (8) também obriga motoristas, cobradores e taxistas a usarem álcool em gel – além de máscaras – durante o trabalho. A norma determina ainda que empresas de transporte disponibilizem os itens de proteção para esses funcionários.
Em caso de descumprimento, o texto impõe multa de R$ 200 às empresas ou ao próprio condutor, caso seja autônomo. O valor da punição pode dobrar se houver reincidência. A regra já está valendo.
‘Altruísmo’
De acordo com a infectologista Joana D’arc, a máscara evita que o usuário possa expelir gotículas contaminadas com o vírus no ambiente. “A finalidade é que você, se estiver com o vírus, não contamine o outro”, afirma.
“A função fundamental da máscara é o altruísmo. É um protegendo o outro.”
De acordo com a médica, quando uma pessoa infectada usa a máscara, a chance de transmitir o vírus por gotículas diminui em 70%. “Se uma pessoa infectada, que ainda não sabe que está com o vírus, está de máscara e conversa com outra pessoa também de máscara, a chance diminui ainda mais”, afirma.
Ao G1, a infectologista explicou que o uso do objeto tem que ser aliado a outras medidas de proteção. “A melhor maneira de se prevenir continua sendo lavar as mãos regularmente. Mas a máscara é uma proteção a mais.”
“Se as pessoas estão de máscara, mantendo um distanciamento seguro, lavando as mãos com frequência, sem levar as mãos aos olhos, nariz e boca, a segurança vai aumentando. Nós precisamos nos policiar, mudar hábitos mesmo. Tomar cuidado constante, até nas mínimas coisas.”
Ainda de acordo com a médica, o uso da máscara dentro de carros particulares não é necessário, desde que seja feita uma higienização regular do veículo. “É importante sempre higienizar o volante, o câmbio, as maçanetas, que são os lugares onde há mais contato”, afirma.
“Mas se você estiver dando carona a alguém que não seja da sua família, que não more com você e não esteja em contato constante, é melhor que os dois usem a máscara sim”, afirma.
Distribuição de máscaras
Para garantir a aplicação da norma, o governo está distribuindo máscaras em 21 terminais de ônibus e estações do metrô. Veja endereços abaixo:
Terminais de ônibus:
Terminal Brazlândia Centro – Área Especial, Setor Norte, Lote 01
Terminal Brazlândia Setor Veredas – Setor Veredas, Praça Central, AE, Lote 01
Terminal Setor “O” – Área especial C, Quadra QNO 14
Terminal Setor P Sul – QNP 24, Área Especial 01
Terminal Setor QNQ/QNR – QNR 01, Área Especial, Expansão Ceilândia
Terminal Setor Gama Central – Setor Central, Área Especial
Terminal Gama Sul – Quadra 05, Área Especial
Terminal Santa Maria Sul – Área Especial, Quadra 401
Terminal Recanto das Emas I – Área Especial, Quadra 311
Terminal Recanto das Emas II – Avenida Ponte Alta, Quadra 400/600
Terminal Samambaia Sul – QN 327, Área Especial 1
Terminal Samambaia Norte – QR 433, S/N, Área Especial
Terminal do Paranoá – Quadra 33, Área Especial, Lote 01
Terminal de Planaltina – Avenida Independência, Setor de Hotéis e Diversões, Projeção O
Terminal Riacho Fundo I – Quadra 04, Lotes 6 a 8
Terminal Riacho Fundo II – Área Especial, QS 18
Terminal São Sebastião – Área Especial, EDF 135
Mini Terminal Sobradinho I – Quadra 18, Área Especial 16/18
Terminal Sobradinho II – Quadra AR 25, Conjunto 01, Lote 02
Terminal Taguatinga Norte – QNM 42, Área Especial 03, Lotes 03 a 07
Terminal Taguatinga Sul – Área Especial 09
Estações de metrô:
Estação Ceilândia Norte
Estação Ceilândia Centro
Estação Guariroba
Estação Ceilândia Sul
Estação Centro Metropolitano
Estação Praça do Relógio
Estação Taguatinga Sul
Estação Samambaia
Estação Samambaia Sul
Estação Furnas
Com informações do G1 DF