Dia do Artesão ganha semana de capacitação com I Fórum do Artesanato do DF

No momento você está vendo Dia do Artesão ganha semana de capacitação com I Fórum do Artesanato do DF
Ações promovidas pela Setur-DF seguem até o dia 26/3 com programação especial nas redes sociais. (Imagem: Divulgação)

Para homenagear o Dia Nacional do Artesão (19/3), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) promove, entre os dias 18 e 26 de março, uma programação especial nas redes sociais com live, Fórum do Artesanato e lançamento do Catálogo do Artesanato de Brasília. Tudo no formato on-line, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. A iniciativa tem como objetivo destacar a importância do segmento e fortalecer o artesanato no DF, gerando mais emprego e renda. Atualmente, a Setur-DF possui cerca de 11 mil artesãos cadastrados.

As ações para a Semana do Artesão foram planejadas com intuito de continuar oferecendo condições de capacitação e estímulo a ideias inovadoras. 

“Desde o início da nossa gestão, em janeiro de 2019, o nosso governo vem trabalhando para proporcionar a todos os artesãos do DF apoio em estruturação, capacitação e promoção. E neste momento de pandemia, não seria diferente. Estamos trabalhando muito mais para continuarmos promovendo iniciativas que fomentam o setor, e assim estimular tanto os profissionais que já possuem a Carteira Nacional do Artesão, como jovens que ainda não conhecem os caminhos que precisam ser percorridos para se tornar um empreendedor do segmento, fortalecendo essa arte em nossa capital”, explica a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

A conversa, mediada pela secretária Vanessa Mendonça, será transmitida nos perfis do Instagram e do Youtube da Setur-DF.

I Fórum do Artesanato do Distrito Federal

A partir de sexta-feira (19/3), data em que se comemora o Dia Nacional do Artesão, a programação fica por conta do 1º Fórum do Artesanato do Distrito Federal, promovido pela Setur-DF. O evento 100% on-line terá início às 9h, com transmissão em tempo real pelo Youtube da pasta.

O Fórum atende um anseio da classe artesã, que pediu para que a Setur-DF organizasse um ambiente onde as pautas relevantes do artesanato pudessem ser debatidas e pensadas. Com essa realização, atendemos mais um pedido dos nossos artesãos”, destaca a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

O lançamento do evento contará com inserções do coordenador-geral da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva; do diretor do Departamento de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, Sérgio Fernandes Ferreira; da Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; da secretária executiva da Secretaria de Governo do DF, Meire Mota; da diretora Técnica do Sebrae-DF e secretária executiva do Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, Rose Rainha; do presidente da Federação de Artesão do DF, Herbert Amorim; de representantes do Movimento Organizado para a Valorização do Artesão do Distrito Federal (Mova-DF), Rubens Aguilar e Lúcia Cruz,  além da mestre artesã Maria de Fátima.

O primeiro painel do fórum discutirá políticas públicas para o artesanato e terá a participação de Fábio Silva e de Sérgio Fernandes Ferreira. Na ocasião, serão destacadas medidas de fomento para o segmento, sob a ótica da economia criativa com viés cultural e turístico, bem como os principais eixos de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro.

“O programa tem ações, em âmbito nacional, que visam o fortalecimento do artesão e do artesanato, com mais acesso ao mercado produtivo e simplificação do cadastramento desses profissionais”, argumenta Silva. “Em 2021, seguiremos com o propósito de entender as dificuldades e os desafios do setor, a partir do contexto de cada região do país”, afirma.

No sábado (20/3) será realizado painel com duas importantes frentes do artesanato local: o Movimento Organizado para a Valorização do Artesão do Distrito Federal (Mova-DF) e a Federação de Artesão do DF. Na avaliação de Herbert Amorim, presidente da federação, o encontro virtual deve estimular o compartilhamento do conhecimento, considerado por ele o bem mais valioso de todo artesão.

“Iniciativas como esta da Setur-DF ampliam processos criativos e são maneiras de pensar no escoamento do conhecimento e da produção artesanal”, afirma Amorim. “A realização do fórum é recebida pelo Mova-DF como uma resposta da Setur-DF a uma demanda do segmento. Um verdadeiro reconhecimento do artesanato como parte da cultura da capital federal”, completa Rubens Aguilar.

O ciclo de palestras ocorrerá até o dia 25/3, com programação a partir das 10h.

Catálogo do Artesanato de Brasília

Uma entrega especial marcará o encerramento da Semana do Artesão. No dia 26/3, às 17h, será lançado o Catálogo do Artesanato de Brasília, acervo virtual que reunirá obras de 35 profissionais selecionados por meio de chamando público da Setur-DF. A coletânea, que estará disponível em versão eletrônica do site da pasta, tem o intuito de promover o setor, e será distribuída a lojistas, embaixadas, setor hoteleiro e formadores de opinião.

Foto: Divulgação

Artesanato do DF em números

A valorização do artesanato pela atual gestão do GDF vai muito além dos números. “O artesanato brasiliense está ganhando um novo impulso e vem se consolidando como uma importante fonte de renda, geração de emprego e oportunidades para milhares de famílias no DF”, destaca a secretária Vanessa Mendonça.

O estímulo ao setor é resultado de ações integradas do atual governo que, desde 2019, vem trabalhando para oferecer mais oportunidades aos talentos da cidade, como a disponibilização de espaços para a comercialização dos produtos, chances de qualificação, visibilidade e a Carteira Nacional do Artesão, que habilita este trabalhador legalmente em todo o Brasil. O documento oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais e nacionais. Entre 2019 e 2020, a Setur-DF emitiu 1.466 novas carteiras e renovou 725 cadastros. Foram 45 eventos fomentados apenas em 2019 e mais 30 em 2020, além da oportunidade de comercialização nas lojas permanentes: uma localizada no Alameda Shopping e outra no Pátio Brasil. Iniciativas que geraram, apenas nos últimos dois anos, R$ 1.375.660,47 em vendas e beneficiaram mais de cinco mil famílias.

SERVIÇO:
Programação completa do I Fórum do Artesanato do Distrito Federal no site da Setur-DF: acesse aqui.

Transmissão pelo YouTube: acesse aqui.

PROGRAMAÇÃO I FÓRUM DO ARTESANATO DO DF

19/3 – sexta-feira
9h: Lançamento do Fórum do Artesanato do Distrito Federal
10h: Painel (1) – Políticas Nacionais para o artesanato
Convidados: – Fábio Silva, coordenador-geral da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia;
– Sérgio Fernandes Ferreira, diretor do Departamento de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo;
11h: Painel (2) Políticas de Desenvolvimento Local para o artesanato
Convidadas: – Vanessa Mendonça, Secretária de Turismo do Distrito Federal
Rose Rainha, Diretora Técnica do Sebrae-DF e Secretária Executiva do Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF.
Tema: ações 2021 para o setor.

20/3: Sábado
10h: Painel (3) – Encontro do Artesão
Encontro com apresentação do Movimento Organizado para a Valorização do Artesão do Distrito Federal (Mova-DF)
Convidados: – Hebert Amorim, presidente da Federação do Artesão do DF;
– Representantes do Mova-DF: Rubens Aguilar, Lucia Cruz, Sônia Pereira e Mara Neiva dos Santos

22/3: segunda-feira
Painel (4) – Artesanato e Turismo
10h: palestra: A importância do Artesanato no Turismo
Convidada: – Mercês Parente, especialista em artesanato e turismo.
11h: Palestra: Entendendo a Base Conceitual do Artesanato
Convidada: – Beatriz Athayde, especialista na área de artesanato
12h: vídeo com depoimento do artesão Tião Piauí

23/3 (terça-feira)
Painel (5) – Artesanato, Cultura e Empreendedorismo
10h: palestra: Importância da Iconografia na Produção Artesanal
Convidada: – Malba Aguiar, especialista na concepção e operacionalização de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para as comunidades artesãs
11h: palestra: Empreendedorismo social e artesanato
Convidada: – Ana Cláudia Oliveira, pesquisadora na Incubadora de Tecnologia Social do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).
12h: vídeo com depoimento do aprendiz artesão Carlos

24/3 (quarta-feira)
Painel (6) – Previdência Social do Artesão e Micro Crédito
10h: palestra: Tema: Direito e Deveres do Artesão na Previdência Social
Convidado: – Gláucio Souza, auditor Fiscal da Receita Federal, Ministério da Economia
11h: palestra: Microcrédito para o Artesão
Convidada: – Fabiane Otávia dos Santos, gerente de Área de Microcrédito do Banco de Brasília (BRB)
12h: Vídeo com depoimento da artesã Eliana Teixeira

25/3 (quinta-feira)
Painel (7) Mídias Sociais
11h: palestra: A importância das Mídias Sociais na comercialização do artesanato
Convidada: – A definir (Sebrae-DF)

26/3 (sexta-feira)
17h: Lançamento do Catálogo da Loja Artesanato de Brasília

Com informações Ascom Setur-DF

Deixe um comentário