Dia do atacadista distribuidor: temos motivos para comemorar

Você está visualizando atualmente Dia do atacadista distribuidor: temos motivos para comemorar
Foto: Manu Dias/AGECOM

*Por Lysipo Gomide

Para o empresariado brasileiro, chegar ao fim de 2021, de portas abertas, é uma dádiva. O período pós-pandêmico no mundo ainda não chegou completamente, mas muitas foram as lições que recebemos ao longo dos últimos 20 meses. O fato é que quem soube aprender com a crise cresceu empresarial e pessoalmente.

No dia 20 de novembro, comemora-se o dia do atacadista distribuidor – uma data que marca o esforço de um exército de empresas, que trabalha duro para manter abastecido o país. E com a chegada do novo coronavírus, os desafios foram além das barreiras geográficas, já que foi necessário fazer mais com menos. 

No Distrito Federal, somos mais de 400 empresas, empregando cerca de 30 mil pessoas, direta e indiretamente. Ao contrário do que muita gente pensa, há tempos não somos mais dependentes do governo para girar a economia local. Hoje, segundo a Codeplan, aproximadamente 96% da nossa movimentação econômica está associada ao comércio e à prestação de serviços, especialmente os pequenos negócios.

Neste cenário, o atacado tem papel fundamental de fomentar e apoiar estes empreendimentos, que muitas vezes não têm acesso às grandes indústrias para abastecerem seus estoques e nem crédito para comprar em larga escala.

Portanto, fortalecer o atacado é alicerçar o pequeno varejo e, para isso, é importante contar com benefícios econômicos, benefícios fiscais e crédito de fomento. Acreditamos que para acelerar a retomada da economia brasiliense precisaremos integrar e criar sinergia entre estas três pontas. 

A nosso favor, temos a posição geográfica, cravada no centro do país, e um público consumidor diferenciado, do ponto de vista do poder de consumo, além de uma população em franco crescimento. Entretanto, um centro de distribuição precisa de espaço para armazenagem de mercadorias em grande escala. Daí, a necessidade de viabilização do Pólo Logístico do DF, um projeto que nasceu quase concomitantemente com o Sindiatacadista-DF e que, em breve, deve sair do papel, como tem prometido o GDF.

Tivemos, ainda, este ano, uma conquista muito importante que foi a aprovação, no Congresso Nacional, do PLP 05/2021, que prorroga por até 15 (quinze) anos os regimes especiais do ICMS. 

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo setor atacadista do Distrito Federal, que será impactado diretamente pela medida. Lutamos muito pela aprovação deste projeto, sem o qual muitas de nossas empresas fechariam as portas, deixando de gerar emprego e renda. Mas isso só foi possível graças ao apoio dos parlamentares, em especial os da bancada do DF, com destaque para Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Bia Kicis (PSL-DF), que estiveram juntas, defendendo o pleito do segmento, desde o início.

O atacado também pode atuar como o grande alavancador de crédito para o pequeno varejo. Para isso, o Estado deve criar instrumentos para lastrear as vendas das mercadorias pelo atacado para o varejo, fazendo com que essa operação possa ser ancorada por capital de giro que esse pequeno varejo não conseguirá na negociação direta com os bancos.

No cômputo geral, o saldo do ano será positivo. O maior presente no dia do atacadista distribuidor é termos ganhado fôlego para retomarmos a geração de emprego e renda no DF e, principalmente, para catapultar os nossos negócios na direção da prosperidade, ajudando o nosso país a sair do caos em que vivemos hoje.

* Lysipo GomidePresidente do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF).

Sobre o Sindiatacadista/DF – O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos.  Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.  

Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal. A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista. 

Deixe um comentário