No domingo, 9 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Aço. Além de ser muito importante para a economia brasileira, o material é bastante versátil, podendo ser utilizado para diversas finalidades.
A data foi instituída em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional em 1941, a partir do decreto de lei sancionado por Getúlio Vargas. Ela é a maior da América Latina e seu surgimento foi muito importante para o processo de industrialização do aço no país que, de acordo com a World Steel Association, hoje ocupa o 9º lugar no ranking de maiores produtores mundiais do material.
Para 2023, o Instituto Aço Brasil projeta uma alta de 2% no setor siderúrgico nacional. Segundo Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, o dado é um reflexo do aumento na demanda por infraestrutura.
“Após a pandemia, as pessoas passaram a observar mais a importância dos espaços que frequentamos. Isso fez com que houvesse um aumento nas reformas e nas construções, impactando na demanda de matéria prima, como o aço”, afirma a empresária.
O aço é feito de ferro e carbono e possui diversos usos, sendo um material bastante versátil. Além de ser essencial na construção civil, ele é utilizado em materiais de utilidades domésticas, no setor de transporte, em embalagens e recipientes, para produzir e distribuir energia, na agricultura e em diversas outras áreas. Isso se deve às propriedades do material, que incluem alta resistência a temperaturas e atritos, grande durabilidade, baixa manutenção e alto custo benefício.