Não tem para onde fugir: o joelho é uma das articulações mais usadas do nosso corpo. Desde as atividades simples até os exercícios mais complexos, a região é amplamente trabalhada para que um simples movimento seja realizado. Apesar de não ser um assunto do dia a dia, é estimado que 50% das pessoas, entre 25 e 75 anos, desenvolvam algum problema nesta região do corpo, de acordo com estudos realizados pela Escola Médica de Harvard, localizada nos Estados Unidos.
Para trabalhar com a prevenção, é fundamental focar no fortalecimento dessa estrutura. Apesar dele parecer frágil, o ortopedista Henrique Vaz, médico especialista em joelho, da clínica Salus Ortopedia, explica o real problema da articulação:
“Para realizar qualquer movimento com os membros inferiores, é necessário tencionar os joelhos. Como eles estão sujeitos à movimentação constante – e de forma repetitiva -, é normal que haja maior exposição a doenças e lesões. Por isso, sempre frisamos a importância de fortalecer a articulação”, informa.
Segundo o profissional, o exercício ideal para o joelho deve ser definido por meio de uma análise sobre o estado de saúde do indivíduo, levando em consideração a sua idade e o seu tipo físico.
De modo geral, exercícios comuns e interessantes para trabalhar com a articulação envolvem as atividades de baixo impacto. É indicado, portanto, apostar em hidroginástica, bicicleta e pilates junto com a musculação – como a realização de agachamento livre, LegPress e stiff.
Verão
Com o início do verão, hoje, 21 de dezembro, é comum que as pessoas realizem mais atividades ao ar livre. Para aproveitar o calor, clima típico da estação, os parques e as ruas entram como boas opções para caminhadas, corridas e exercícios físicos variados.
Apesar de ser um bom momento para apostar na saúde e no bem-estar, o médico Henrique Vaz chama atenção para a preparação física necessária para investir nessas atividades.
“Sem o costume de realizar esses exercícios diariamente, é fácil desencadear uma lesão no joelho pela falta de fortalecimento da estrutura. Para evitar o surgimento de machucados, indicamos um bom aquecimento para preparar o corpo para a atividade. Uma caminhada rápida ou uma corrida leve, de 5 a 10 minutos, costuma ajudar bastante os músculos e articulações”, aconselha.
Caso não haja o cuidado correto da região, é comum aparecer danos à cartilagem da patela por uso excessivo da região. Lesões ligamentares, meniscais e fraturas por estresse também entram na lista dos problemas que mais atingem a articulação.
“Normalmente, o paciente sente dores no joelho quando algo está errado. Isso pode estar associado à instabilidade e derrame articular, o que provoca inchaço. Se os sintomas forem intensos ou persistirem após dois ou três dias, é recomendado que um especialista seja consultado. Para sintomas leves, compressas de gelo sob a região e/ou o uso de analgésicos comuns costumam auxiliar”, informa.
Saiba como prevenir lesões no joelho:
– Faça alongamentos antes de realizar alguma atividade física; – Invista no fortalecimento da região com exercícios de baixo impacto e com a musculação; – Utilize sapatos adequados para andar, caminhar ou correr; – Não exagere nas atividades físicas; – Respeite os limites do seu corpo. |
Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.
Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.
A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.
SERVIÇO:
Salus Ortopedia
Ceilândia Sul QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937
Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186
Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937
Site: acesse aqui