Em 2019 o setor de locação de veículos teve faturamento recorde, R$ 21,8 bilhões, crescimento superior a 43% em relação ao ano anterior. O número de locadoras de veículos também cresceu cerca de 35%, totalizando 10.812 em todo país.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o crescimento do número de diárias foi de 43 milhões em 2018 para 49,6 milhões no ano passado, tornando nítida a migração da cultura “da posse” para uma nova cultura com foco no pagamento pela “utilização” dos carros.
Além do aluguel de longa duração para pessoas físicas, a ABLA atribui o recorde também ao crescimento da demanda por parte de motoristas de aplicativos.
Objetivando um lugar neste mercado em expansão, empresários criam a ‘Blue Fleet’ em setembro de 2019. A startup de tecnologia desenvolve sistemas de gestão para locadoras de veículos que controla os principais processos desde o comercial, passando pela aquisição dos veículos, manutenções, sinistros, multas, carro reserva, faturamento até a venda, tudo isso integrado a um módulo financeiro.
Dennys Lemos, Erik Scudeler e Gilberto Torres são os fundadores da Blue Fleet. Lemos, ex-head de TI com passagem por grandes empresas multinacionais teve a ideia de desenvolver o sistema após analisar a carência do mercado e o amadorismo encontrado em diversas empresas.
Lemos conta que foi a ponte entre os outros fundadores “Sou amigo do Erik desde a adolescência, estudamos Análise de Sistemas juntos e já havíamos criado uma startup antes. Precisávamos de um sócio para tocar o departamento comercial e que tivesse ampla experiência no mercado, trabalhei com o Gilberto numa empresa que prestava serviços para locadoras de veículos, fiz o convite e hoje integra nosso quadro societário” .
Uma vantagem e um dos grandes diferenciais da Blue Fleet é ser um SaaS (software como serviço), sistema baseado em internet que pode ser acessado de qualquer navegador, inclusive de tablets e smartphones.
Outro ponto importante é que o sistema foi desenvolvido numa linguagem moderna de programação e por isso permite integrações via API e Webservices com outras ferramentas como ERPs financeiros, telemetria, contabilidade e meios de pagamento.
“Estamos preparados para atender locadoras com 100 ou 100 mil veículos e trouxemos diversos conceitos de outros mercados para a gestão das locadoras como workflows, dashboards, relatórios online, portal do cliente institucional, portal do condutor e pesquisas de satisfação e estamos contribuindo para o sucesso dos nossos clientes, na melhoria de processos e redução de custos” diz Scudeler.
A Blue Fleet já fechou os primeiros contratos e projeta o crescimento da empresa mesmo durante a pandemia “nosso sistema é inovador e resolve algumas “dores” antigas das locadoras que não eram atendidas pelos concorrentes, o feedback do mercado tem sido muito positivo” relata Torres, “outro ponto é que inicialmente focamos na terceirização de frotas, segmento que foi menos impactado pelo COVID-19” complementa.
Com informações da FB Assessoria