Três empresas de vestuário brasilienses – Fabrika (moda fitness), Flavia Laboissiere (moda feminina) e Nós Mercado Criativo (moda feminina) – receberão planos personalizados para começar a fazer negócios no mercado internacional. Elas foram selecionadas para participar neste ano do projeto Plano de Marketing Internacional, parceria entre a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a Universidade Católica de Brasília.
Vinte e três alunos do curso de Relações Internacionais, divididos em três grupos, se dedicarão à elaboração dos planos, que serão entregues em junho. Na manhã da última quinta-feira (25), no auditório da Federação, eles foram apresentados às regras do projeto. Desde 2016, a universidade e a Fibra, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), mantêm uma parceria em que os universitários aplicam na prática o que aprendem na graduação.
Nos primeiros três anos, o projeto atendeu empreendimentos dos segmentos de alimentos, cosméticos, vestuário, tecnologia da informação, movelaria e de pedras como mármore e granito. A seleção das empresas, feita pelo CIN-DF, tem base em três critérios: interesse, potencial do produto e comprometimento com o projeto. Elas não têm nenhum custo para participar.
“O empresário tem a necessidade de expandir o negócio e o estudante, de aplicar o seu conhecimento. É mais uma forma de aproximar o setor industrial da academia”, explicou a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, na apresentação do projeto aos universitários.
Um plano de marketing internacional consiste na análise da empresa e do produto, na escolha do tipo de internacionalização e do mercado externo, no estudo dos ambientes econômico, político, jurídico, tributário e cultural dos possíveis países de exportação, na análise logística de envio dos produtos e no projeto de divulgação. “Vamos potencializar nossas habilidades e competências. Além disso, vamos entrar nas empresas e ver de perto como funcionam os processos. Ter o olhar de dentro para fora é fundamental para o nosso aprendizado”, diz o estudante do 7º semestre Josemar Franco, de 21 anos.
Os universitários farão visitas aos empreendimentos, terão reuniões com os empresários e encontros semanais com a gerente do CIN-DF e com a professora de Marketing Internacional da Católica Camila Cunha. “Eles vão vivenciar os desafios de produzir um grande estudo com prazos e cobranças, assim como os consultores que atuam no mercado”, explica a professora. “O mercado necessita de um novo olhar, os estudantes, de mostrar seu potencial e a Fibra tem a expertise de estimular as duas pontas. Cria-se uma rede de contatos e de conhecimentos.”
Texto originalmente publicado no site do Sistema Fibra.