Enem: dicas para se organizar e controlar a ansiedade nesta reta final

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Crédito: Divulgação/Seriös

Faltam poucos dias para o Enem. É chegada a hora de respirar fundo, controlar a ansiedade e os alunos reforçarem o que estiveram estudando ao longo do ano, sem diminuir o ritmo, mas, também sem exagerar demais nesta reta final. Para isso, Paulo Perez, diretor de Gestão de Aprendizagem do Colégio Seriös, traz algumas dicas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio em escolas de todo o país, e, segundo o Ministério da Educação (MEC), a edição deste ano já conta com 3.109.762 candidatos inscritos. As provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro. O Enem é a principal porta de acesso a cursos em universidades públicas. Muitos alunos se cobram muito para estes dias, pois além disso, essa prova garante bolsas de estudo e financiamento em universidades privadas.

De acordo com o professor, a principal dica é encarar o dia do Enem como mais um dia comum de prova. “O aluno aproveitou os simulados, treinou tempo de prova e se preparou para esse momento. Então, ele precisa lembrar que esse dia é natural e que ele está pronto para isso”, explica.

A organização e a antecedência para o dia da prova são outros fatores que o professor destaca: “O estudante já sabe onde será seu local de prova. Então, é importante buscar visitar o local antes para conhecer, verificar o acesso como transporte público, logística, se dá para ir a pé, por exemplo, e calcular o tempo que vai chegar até o local com margem de segurança para que dê menos chance ao erro”, pontua Paulo Perez.

Ansiedade e Expectativas

A aproximação de um grande evento sempre gera expectativas. A ansiedade é uma sensação de medo, desconforto e preocupação diante de algo novo ou desafiador. É naturalmente aceitável ficar ansioso com o que está por vir, como é o caso do Enem, uma prova extensa que exige empenho, conhecimento do conteúdo e controle emocional.

Perez explica que, geralmente, o estudante tem um tempo de meia hora entre a entrada na sala de prova e a autorização para iniciar. Portanto, nesse tempo é importante controlar a respiração, alinhar a postura e exercer o pensamento positivo. “Recapitular a estratégia trabalhada ao longo do ano e focar no pensamento de que está preparado para aquilo ajuda a se sentir mais seguro diante deste momento”, afirma.

Tempo de prova e redação

Para controlar o tempo de prova, o ideal é ser objetivo e resolver aquilo que o aluno tenha facilidade, o que inclui questões que ele tem maior competência e conhecimento. As que o estudante demorar mais a responder, e considerar mais complexo, pode pular inicialmente, e aquelas que ele lê o enunciado, percebe que não sabe é que realmente não estudou aquele conteúdo, é a hora de chutar. Paulo Perez pontua que deixar em branco não é uma boa estratégia.

“Lembrando que, deixar em branco ou errar é a mesma coisa, já que perde ponto do mesmo jeito. Então, vale a pena se esforçar e arriscar um palpite entre as opções oferecidas”, explica Perez.

Já o controle de tempo é um problema maior para o segundo dia de prova, pois tem mais leitura de texto devido às matérias de Biologia, Química e Matemática. O especialista recomenda intercalar as provas, pois ajuda a administrar o tempo e a aprimorar o rendimento.

Para a redação, o Enem costuma trazer temáticas sociais e atuais. Com isso, estar por dentro dos acontecimentos recentes no mundo é importante para o bom desenvolvimento do texto. O tempo considerado ideal para se dedicar à redação é algo em torno de 90 minutos. Segundo o gestor de Aprendizagem, essa é a prova que vale mais ponto e a mais importante não importa qual curso o estudante almeja.

Por fim, o importante é a leitura e interpretação, pois é o grande segredo para diminuir a chance de erro. “As respostas das questões são sempre a alternativa que resolve o problema de maneira eficaz, a resposta mais ética, democrática e que respeita os Direitos Humanos”, finaliza Paulo.

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

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