Um dos setores mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus é o cultural. Com a impossibilidade de realizar apresentações e de promover projetos como shows, festivais, exposições e espetáculos, toda a rede de pessoas envolvidas nas atividades culturais já sente os impactos da crise. Com o objetivo de fomentar a área e de possibilitar que artistas e pessoas de áreas técnicas tenham acesso a recursos financeiros, o deputado Distrital Fábio Felix (PSOL) lançou o Festival No Seu Quadrado. Recursos de emenda parlamentar serão executados em parceria com a Secretaria de Cultura do DF para realização da iniciativa.
“A cultura já tem sofrido diversos ataques no último ano, com cancelamento de editais, redução drástica de recursos e até censura. Com a nova crise, todas as pessoas trabalham na área estão sofrendo muito. Decidimos, então, aliar tecnologia e necessidade de reaquecer o setor. Os festivais online já são uma realidade em diversos países, alguns com sucesso de público, inclusive. Acreditamos que, neste momento, o projeto será um alívio para artistas e produtores, mas também para o público que consumirá cultura local sem sair de casa e também poderá se qualificar com os cursos promovidos”, salienta Fábio Felix.
O chamamento público foi lançado hoje (terça, 31.03) no site do parlamentar. As premiações serão distribuídas nas seguintes áreas: teatro, poesia, artes plásticas, performance, música, dança, fotografia e outros. Também serão selecionados cursos ou master classes nas áreas de fotografia, audiovisual, teatro, design, gastronomia, artesanato, artes visuais, dança, circo, produção musical, dentre outros. Ao todo foram destinados R$ 250 mil para o projeto.
Acesse a aba No Seu Quadrado e saiba mais
Com informações do Jornal de Brasília