Forte tendência no mercado de franchising nos últimos tempos, os quiosques tem atraído olhares de quem busca abrir o próprio negócio, principalmente por exigirem pouco capital e estarem localizados em locais de grande circulação de transeuntes.
É o caso dos shoppings centers que possibilita contar com vários pontos de quiosques ao longo dos corredores. Populares, esse formato de negócio torna-se uma opção segura para quem busca ter o próprio negócio por serem compactos. Uma das suas grandes vantagens está na localização, que acaba gerando maior visibilidade devido a circulação de pessoas. E se o empreendedor perceber que aquele ponto não é o mais adequado, basta mudar para outro local.
O tamanho do empreendimento também influencia, e muito! Quanto maior a área, maior será o aluguel.
Foi pensando justamente em trazer oportunidade para quem está em busca de empreender, mas sem gerar muitos gastos, que a franquia Orgânica Body & Spa – rede de marca vegana de cosméticos e acessórios para corpo e banho – acaba de lançar o modelo quiosque de apenas 3m2.
“A ideia de criar esse formato veio pela necessidade que vivemos hoje. Sabemos que para muitos é um momento de instabilidade pós-pandemia, a retomada é certeira, porém muitas pessoas ainda estão receosas. Esse modelo foi feito exatamente para deixar a conta mais redonda para o empreendedor, ou seja, ele ter a metade do custo, tanto de investimento como também fixo, porém com a possibilidade de obter o mesmo faturamento de um quiosque com formato tradicional”, explica João Galhardi, diretor de marketing da Orgânica.
Possibilidade de aumentar as vendas
O diretor pontua que o interessante desse novo modelo é que ele vem com um charmoso carrinho que se destaca pela mobilidade. Nesse formato, quiosque mais o carrinho, o franqueado conta com a possibilidade de ter dois pontos de vendas, já que é possível levar o carrinho há alguns pontos com grande circulação de pessoas, como supermercados, salões de beleza, e até mesmo eventos corporativos e empresariais.
“Isso traz facilidade na atuação do franqueado por meio de parcerias e ainda trabalha com produtos veganos aliados a sustentabilidade que é tendência de mercado”, reforça Galhardi.
Franquia barata
A franquia quiosque modelo de 3m2 da Orgânica solicita investimento inicial de R$ 59 mil (nesse valor já está incluso taxa de franquia + produtos + outros custos), com faturamento médio mensal estimado em R$ 34 mil e possibilidade do retorno do investimento em até 10 meses.
O modelo quiosque é ideal para centros comerciais, shoppings centers, galerias, estações de metrô e aeroportos.
Galhardi cita algumas vantagens de investir nesse novo modelo de negócio:
● Investimento baixo: Trabalhar com um quiosque tem muito menos custos do que uma loja tradicional. Além disso, é muito mais fácil alterar um ponto de quiosque caso seja necessário;
● Baixo custo operacional: Esse formato exige uma infraestrutura pequena, ou seja, a necessidade de poucos colaboradores. Com o quadro reduzido facilita também a gestão do negócio;
● Relacionamento com o cliente: No quiosque o franqueado e o vendedor estão no front da operação, o que acaba aproximando o relacionamento com o cliente, e para um produto de cosméticos que trabalha o olfato e sensação na pele isso é importantíssimo;
● Gerar experiências: O quiosque da Orgânica no tamanho de 3m2 acompanha o carrinho e nele contém uma pia para que o cliente possa lavar as mãos. Exatamente para possibilitar a experiência aos consumidores.
Expansão para todo o Brasil
Com o mercado de beleza despontando como promissor para os negócios, a franquia Orgânica Body & Spa busca alcançar até 2022, 25 novos franqueados no formato quiosque.
O diretor revela que a marca busca franqueados em todo Brasil, mas que a priori o foco é a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Porém, também visualiza oportunidades em capitais da região Norte e Nordeste, entre elas, São Luís (MA), Recife (PE), Salvador (BA), Belém (PA) e Palmas (TO).
“Todas as regiões do Brasil têm grande potencial. Nossos produtos têm aderência em todas as localidades com um maior acesso à informação, pois é geralmente são nessas que o público busca mais qualidade de vida e produtos cruelty free (livre de crueldade animal)”, finaliza Galhardi.
A Orgânica também trabalha com modelos de quiosques maiores, de 6m2 e 9m2, além do formato Express (venda com o carrinho) e também dropshipping (e-commerce).
Sobre a Orgânica Body & Spa
O Grupo Orgânica nasceu em 1989 com o desejo de um casal de agrônomos em oferecer bem estar para as pessoas transformando a natureza em acessórios de higiene e beleza, protegendo o meio ambiente com ações sustentáveis e preservando o futuro do planeta. O Grupo Orgânica iniciou suas atividades com o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré/SP. A partir de 2000 passou a fornecer produtos de higiene às grandes redes de varejo. Hoje tem o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. Em 2016 nasceu a Orgânica Body & Spa com quiosques nos principais shoppings de São Paulo e em 2019 a marca entrou para o franchising. Em 2020, em meio à pandemia, a marca lançou o modelo Orgânica Body & Spa Express que vai de encontro o momento que o país está vivendo, onde o negócio pode ser conduzido de forma híbrida, atuando home office e por meio de e-commerce com investimentos a partir de R$ 29.100,00.