Gelatte di Gàbi, gelateria especializada em sabores inusitados, desembarca no DF

Você está visualizando atualmente Gelatte di Gàbi, gelateria especializada em sabores inusitados, desembarca no DF
Oriunda da capital de São Paulo, a gelateria nasceu em 2013 com a ideia de fazer um gelato tipicamente italiano adaptado ao clima do Brasil. (Imagem: Divulgação)

Os moradores de Brasília, que apreciam um legítimo gelato, agora podem comemorar a chegada da Gelatte di Gàbi. Oriunda da capital de São Paulo, a gelateria nasceu em 2013 com a ideia de fazer um gelato tipicamente italiano adaptado ao clima do Brasil. Mas até chegar à Capital Federal, a casa passou por um processo de crescimento e amadurecimento.

Quando tudo começou

Tudo começou em outubro de 2013, quando a empresa abriu as portas e teve a presença forte e atuante de Jany Fernandes, na época atuava como atendente, e que ao se interessar em aprender o processo da fabricação do sorvete, passou a gerenciar a empresa. A Gelatte di Gàbi ganhou o gosto popular dos moradores de São Paulo, principalmente de Bruno Fares, que passou a ser frequentador assíduo da loja. Em 2017, a paixão pelo sorvete de Bruno aliado à técnica da elaboração do insumo de Jany fez surgir uma nova possibilidade para a empresa: a unidade estava prestes a fechar as portas e encontrou um novo caminho para continuar encantando os fãs amantes de gelato. Com isso, os dois resolveram se unir e nasceu a sociedade mantendo a empresa em plena operação em solo paulista.

Nesse processo, a empresa cresceu em São Paulo, mas com a chegada da pandemia, tirou do papel um plano audacioso. Visionário, Fares ao estudar o mercado, constatou que trazer a gelateria para a Capital Federal era estratégia acertada para a continuidade da empresa. Por isso, no meio da pandemia, em novembro de 2020, os empresários resolveram aterrissar no Planalto Central.

Gelatte di Gàbi: mais do que artesanal, autora das próprias receitas

A empresa nasceu com a ideia de trazer um gelato tipicamente italiano, mas adaptado ao clima brasileiro. A gelateria, totalmente artesanal, produz sua matéria-prima no próprio laboratório.

“A base do gelato é feita na própria empresa e as frutas compradas diretamente na Ceasa. Optamos em fazer o processo do zero. Mais do que artesanal, somos autores das nossas próprias receita”, explica um dos proprietários, Bruno Fares.

Uma característica importante é que o sabor da matéria prima é predominante. 80% do sorvete de melancia, por exemplo, é a própria fruta. Como objetivo principal, a empresa preserva o sabor real do gelato, seja fruta ou outro ingrediente que compõe a receita. Além disso, todos os gelatos de frutas são zero lactose, pois são feitos é feito da própria fruta e à base de água, podendo assim, ser denominado como sorbet, mas sem perder a cremosidade. O compromisso da entrega dos sabores é um dos valores da Gelatte di Gàbi.

O cardápio da casa é diversificado e além dos 250 sabores, a gelateria criou o Cookão (R$52,00), um cookies gigante com 290 gramas de massa de baunilha e 60 gramas com pura nutella. A iguaria, acompanhada de quatro bolas de gelato no sabor que o cliente escolher e de uma porção de chantilly, pode servir até quatro pessoas e é uma opção diferenciada de sobremesa.

Com o viés totalmente inovador, a casa criou uma versão moderna ao tradicional Romeu e Julieta. Saindo dos padrões convencionais, foi feita a junção de gelato de catupiry e calda de amarena, uma espécie de cereja silvestre. Não menos importante, a gelateria criou o sabor que caiu no paladar do brasiliense: Caramelo com Cookies.

A Gelatte di Gàbi também oferece a possibilidade criar gelatos de qualquer fruta que o cliente imaginar, por ser uma empresa autoral que desenvolve todas as receitas. Entre os sabores inusitados, destacam-se os de caipirinha, Jack Daniels Honey, Jack Daniels com Bacon e o próprio gelato de bacon. No cardápio também tem versões sem lactose, sem açúcar e sem os dois ingredientes, que é o caso do sabor “zeríssimo”,um gelato de cacau 100%, à base de água e adoçado com stevia.

A casa está aberta de terça a domingo, das 12h às 20h, e está presente no Ifood e para take-out.

Deixe um comentário