GR Química anuncia investimento da GEF e da Signal para acelerar expansão da empresa pelo Brasil

No momento você está vendo GR Química anuncia investimento da GEF e da Signal para acelerar expansão da empresa pelo Brasil
Equipe GR Química | Divulgação

A GR Química acaba de anunciar investimento da gestora de private equity GEF Capital Partners, que possui foco em soluções climáticas. O aporte será realizado uma parte por meio do novo fundo do GEF e outra parte por meio de um co-investimento com a gestora Signal Capital. A GR é um grupo líder de empresas provedoras de soluções para tratamento de água, esgoto e efluentes industriais no setor de saneamento básico e em diversos segmentos da indústria. O aporte servirá para expandir as posições geográficas do grupo, bem como para aquisição de empresas sinérgicas às atividades da empresa, a fim de consolidar o atendimento de excelência operacional a nível nacional. Com forte presença na região sudeste do Brasil, a companhia acaba de inaugurar uma filial em Santa Catarina e quer aumentar ainda mais a presença nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Trata-se de um mercado vasto em oportunidades de atuação e retorno financeiro: o Brasil precisa investir mais de R$ 500 bilhões em 10 anos para atingir metas de universalização de saneamento básico, de acordo com estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento em parceria com o Instituto Trata Brasil, divulgado no início de dezembro.

Para o CEO Fábio Sampaio Ribeiro, a integração entre distribuição, fabricação e utilização dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) como suporte técnico para o desenvolvimento de produtos e o oferecimento de soluções customizadas é o diferencial do grupo. 

“Construímos soluções com alto capital técnico, focados em excelência. A GR Química se baseia na premissa de adaptar a solução ao processo do cliente. Nossa equipe comercial e técnica realiza diagnósticos por meio de testes in loco ou em nossos laboratórios de P&D, identificando necessidades e oportunidades. Consolidamos nossa proposta de valor aos clientes baseados na confiabilidade técnica, agilidade e flexibilidade nos últimos 25 anos. A GEF nos traz, a partir de agora, capacidade analítica e financeira muito importantes para conduzir essa próxima fase de expansão. A necessidade de uma governança sólida com controles rigorosos nos ajudará a conduzir o crescimento de forma saudável”, afirma Ribeiro.

Fundado em 1999, por Maria Lúcia Garcez e o filho Wander Ribeiro, o grupo traz um legado que já passa por três gerações. A empreendedora, que iniciou na indústria química como assistente financeira até escalar aos cargos de diretora e sócia, montou a própria empresa ao lado de Wander, que assumiu a dianteira dos negócios por 19 anos, e agora, como Presidente do Conselho, mantém a tradição familiar com o filho e atual CEO, Fábio Ribeiro. Na empresa há 10 anos e no cargo desde 2019, o executivo trouxe a Fundação Dom Cabral para o grupo, com foco no planejamento estratégico da empresa, plano de sucessão e criação do conselho de administração.

O investimento da GEF se dará por compra de participação, bem como capital para expansão geográfica e aquisições, e tornará a GR Química a 4ª empresa do portfólio do fundo de soluções climáticas da gestora. Os investimentos da GEF são focados em empresas que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas e tem um olhar atento para teses consolidadas nos setores de energia, soluções urbanas e agronegócio. 

“Com uma cultura muito forte e focada no cliente, a GR se destaca na oferta de soluções inovadoras para tratamento de água, não apenas atendendo aos padrões regulatórios, mas também contribuindo para a otimização do uso de recursos. Nossa confiança na empresa é respaldada por suas soluções proprietárias, uma base leal de clientes e uma posição estratégica em setores intensivos em consumo de água e cruciais para a economia do país, como agronegócio, papel e celulose e mineração”, aponta Cleiton Almeida, associado do GEF.

Fábio Ribeiro, CEO da GR, lembra que praticamente toda indústria possui processos que utilizam água. “Nosso objetivo é garantir que nossos clientes façam uso responsável e otimizado desse recurso, preservando o meio ambiente. Nós também temos iniciativas para tornar a logística da nossa frota mais eficiente, gerando menores emissões de gases, além de projetos para a conversão de nossas matrizes energéticas para energia solar no médio prazo”, diz ele, ao lembrar que a empresa também conta com programa de gestão de resíduos plásticos, em parceria com cooperativas de reciclagem, bem como uma iniciativa de plantio de árvores em regiões de nascentes de águas nos arredores da empresa no município de Cruzeiro, São Paulo. 

“A GR, como uma das líderes do segmento e com histórico comprovado, está posicionada para crescimento, apoiada por novas legislações que impulsionam investimentos da iniciativa privada e oportunidades de expansão geográfica. Além do retorno financeiro, acreditamos também na contribuição da empresa para o uso eficiente dos recursos e resiliência climática, alinhando-se à tese de investimento do GEF em soluções urbanas sustentáveis”, aponta Aníbal Wadih, sócio-fundador da GEF Capital Partners.

Deixe um comentário