Grupo Aconchego recebe Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos

No momento você está vendo Grupo Aconchego recebe Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos

Com vinte e dois anos de atuação no Distrito Federal, apoiando a convivência familiar e comunitária, o Grupo Aconchego é um dos ganhadores, na categoria “Organização da Sociedade Civil”, do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, cujo resultado foi divulgado na quarta-feira (dia 20) para a Imprensa.

Organizado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do DF, a iniciativa busca reconhecer e valorizar o trabalho de defensoras e defensores de direitos humanos em diversas áreas de atuação.
Para Soraya Pereira, presidente do Grupo Aconchego, reconhecimentos como o Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos fortalecem o trabalho desenvolvido pela organização, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. “Estamos muito felizes com esta iniciativa e acreditamos que é por meio de um trabalho de formiguinha que alcançamos grandes resultados”, afirma.

O processo de indicações foi realizado por meio de um formulário online, em que foram recebidas mais de cem sugestões de pessoas, organizações, servidores públicos, trabalhos acadêmicos e serviços públicos que se destacaram na defesa dos direitos humanos no Distrito Federal. Qualquer pessoa poderia se indicar ou fazer uma indicação, desde que não fosse servidor(a) da CLDF.

“Vivemos tempos de criminalização daqueles que defendem a dignidade e os direitos das pessoas. Ao reconhecer publicamente trabalhos desenvolvidos em nossa cidade, buscamos incentivar mais atores a se engajarem na defesa dos direitos humanos”, destacou o presidente da CDH, deputado distrital Fábio Felix (PSOL). O parlamentar também reforçou a necessidade de implementação de medidas que objetivem proteger aqueles que hoje assumem essa defesa, uma vez que há perseguição, ameaças e risco de morte, como no caso da vereadora Marielle Franco.

A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF. A entrada é livre e gratuita.

Sobre Marielle Franco 

Marielle Franco foi vereadora pelo estado do Rio de Janeiro. Sua atuação em movimentos sociais e no mandato foi centrada na defesa dos direitos das mulheres, da população negra, vulnerável e periférica. Marielle também trabalhou na Coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados e, até hoje, o crime não foi elucidado.

Sobre o Grupo Aconchego 

O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. É filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD e ao Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC. O Aconchego é referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescente por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

Confira aqui a lista dos vencedores.

Deixe um comentário