A Hotmart, empresa de tecnologia que disponibiliza plataformas e serviços para criadores de conteúdo e, é considerada um dos últimos unicórnios do país, lançou o Hotmart Challenge, um desafio para startups em estágio inicial.
Por meio do programa, a startup terá R$ 2 milhões para investir nas companhias. As inscrições estão abertas até o dia 24 de julho. Empreendedores interessados devem se cadastrar neste link.
O desafio é voltado para startups dos setores de educação, pagamentos eletrônicos e marketing. Vale ressaltar que não há um nível de maturidade estabelecido para os negócios. Os projetos de inovação que se inscreverem podem estar em fase inicial, em validação ou execução.
Durante três meses, os projetos de inovação passarão pelo crivo de especialistas, encarregados de identificar os negócios com maior potencial. Ao fim do processo, o unicórnio brasileiro pretende investir R$ 2 milhões em até seis startups. No entanto, as 20 finalistas ganharão mentorias com executivos da Hotmart.
Etapas
O desafio terá pelo menos quatro etapas. Na primeira, as startups terão de enviar um vídeo explicativo sobre a sua solução. As 50 melhores ideias serão selecionadas por uma triagem interna da Hotmart. Após essa etapa, haverá uma seletiva para definir quais as 20 startups com mais potencial. Nos passos seguintes, mentorias serão realizadas para os empreendedores até que sobrem quatro negócios, formando uma semifinal, de onde sairão os dois empreendimentos finalistas.
"Retribuir e fomentar o ecossistema de inovação"
De acordo com o CEO e cofundador da empresa, João Pedro Resende, o desafio proposto faz parte de um ciclo de iniciativas para comemorar os dez anos da empresa que ajudou a criar. Segundo ele, se não fosse um desafio de startups, a Hotmart não teria chegado aonde chegou. O foco principal, para Resende, é retribuir e fomentar o ecossistema de inovação, por meio do auxílio a novos empreendedores e seus negócios.
A Hotmart participou da competição ‘Sua ideia vale R$ 1 milhão’, do Buscapé, em 2011. Na época, a startup foi uma das quatro empresas vencedoras da iniciativa e recebeu um investimento de R$ 300 mil para desenvolver o negócio.
Ainda de acordo com o CEO, esse tipo de retorno é saudável e necessário para o ecossistema. “Hoje, nós temos experiência de desenvolvimento de tecnologia, de como fazer as coisas acontecerem, e o que mais queremos é contribuir para o ecossistema de inovação.”