IFB promove semana de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos

No momento você está vendo IFB promove semana de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos
A programação oferece três mil vagas para participação em rodas de conversa virtuais, oficinas temáticas e painéis. (Imagem: Divulgação)

Já começou no Distrito Federal a Semana Lixo Zero IFB – Bons Exemplos Inspiram. A ação é uma parceria do Instituto Federal de Brasília (IFB) com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e com a Secretaria de Turismo (Setur).

O evento, iniciado nessa semana, vai até o dia 13 de dezembro, em Brasília, transmitido on-line pela TV IFB e pelo canal Instituto Lixo Zero.

A programação oferece três mil vagas para participação em rodas de conversa virtuais, oficinas temáticas e painéis, totalmente gratuitas, sobre soluções e inspirações para a questão dos resíduos sólidos, desenvolvida pela comunidade dos IFs de todo o país.

Durante o evento serão apresentados trabalhos de pesquisadores do IFB e de outros parceiros da Rede Federal selecionados, como do Centro Federal de Ensino Tecnológico no Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN) sobre os três principais eixos temáticos nas áreas de Economia Circular. Serão apresentados projetos que envolvem a lógica produtiva linear para perspectiva de lógica circular; de Resíduos Sólidos – Soluções Socioambientais, com práticas inovadoras na disposição, destinação, reciclagem, reutilização e incorporação de resíduos sólidos em geral; e Plásticos. Sobre a utilização do plástico pela sociedade, entendendo plástico como polímeros de origem fóssil ou não renovável.

As oficinas serão ministradas por parceiros e professores do Instituto Federal de Brasília que atuam com mais de 42 projetos na área ambiental, nos dez campi do DF.

A iniciativa do Instituto Lixo Zero percorreu este ano 175 cidades. Entre alguns dados, estão mais de 6.926 empresas parceiras, 33 mil pessoas mobilizadas nas ações; 423 webinário; 73 rodas de conversa; 93 palestras e; efetivados 130 pontos de coleta/drive thru, recolhendo mais de 218L de óleo de cozinha e aproximadamente 37.343 toneladas de resíduos.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário