Imóveis no entorno do DF têm valorização bem acima da registrada em Brasília

No momento você está vendo Imóveis no entorno do DF têm valorização bem acima da registrada em Brasília
Empreendimento em Valparaíso, Reserva do Vale, tem valorização de 26,4% ao ano. Lançamento imobiliário já está 95% comercializado | Divulgação

A última pesquisa do índice FipeZap de Venda Residencial, realizada em fevereiro de 2024, demonstra que o mercado imobiliário da capital federal obteve uma valorização abaixo do IPCA, inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todos os critérios comparativos. Porém, um movimento inverso é registrado na região do Entorno do Distrito Federal com imóveis novos valorizando até +26,4% num ano.

Na comparação do acumulado deste ano (entre janeiro e março) o IPCA-15 é de 1,62%, enquanto que a valorização no DF nestes três primeiros meses de 2024 é de 0,84%. A tendência se repete no acumulado em 12 meses, com a inflação oficial registrando alta de +4,13%, ao passo que a  média de valorização dos imóveis em Brasília no período foi de pouco mais de 3%. A valorização imobiliária na capital federal só supera a inflação na comparação entre março de 2024 e o mês anterior, com IPCA-15 registrando alta de 0,36% e valorização imobiliária no DF avançado 0,43%.

De acordo com Cleberson Marques, especialista em gestão e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, a baixa valorização aliada ao fato do DF deter ainda um dos metro quadrado mais caros entre as capitais brasileiras (o sexto mais alto, segundo o FipeZap), o que tem levado que investidores e mesmo quem está a procura de um imóvel para morar voltem os seus olhos para lançamentos em cidades próximas ao Distrito Federal.

Um exemplo é o Reserva do Vale, um mega complexo residencial que está sendo construído no município de Valparaíso nos moldes de uma Cidade Criativa, contemplando não só áreas residenciais, mas também espaços de conexão e integração para abrigar hubs de esportes, saúde e educação, além de parques, áreas de recreação e um street mall. Segundo Cleberson Marques, que é um dos idealizadores do projeto, os imóveis do Reserva do Vale lançados e adquiridos em 2022 já valorizaram até 52,8% do valor inicial pago. “Ou seja, foi uma valorização de 26,4% ao ano, mais do que o dobro da inflação oficial registrada entre 2022 e 2023”, pontua o especialista.

Qualidade também
Cleberson explica ainda que para clientes que compraram algum imóvel no Reserva do Vale em 2023, a valorização anual já é dez vezes maior em relação às propriedades adquiridas em Brasília, se for levado em consideração os dados da pesquisa FipeZap do mesmo ano. “O entorno é uma região muito ligada à Brasília, mas é importante compreender que as famílias que buscam imóveis  nesta região não se limitam apenas em encontrar um metro quadrado mais acessível. Elas têm procurando, sobretudo, alternativas que lhe garantam a mesma qualidade de vida, que se tem no Plano Piloto e em outros bairros da capital federal. Ou seja, imóveis de grandes metragens, com ampla estrutura de lazer, próximos a uma grande rede de comércio e serviços”, esclarece o especialista imobiliário.

Mais do que estar próximo a Brasília e ter um preço acessível, o Reserva do Vale é um projeto diferente de tudo o que já se viu na região. Localizado a 40 quilômetros da capital federal, ele fica na região sul da cidade de Valparaíso de Goiás, com acesso privilegiado pela BR-040. O empreendimento tem o conceito de cidade criativa, está em obras aceleradas desde 2022 e já vendeu 95% de seus loteamentos lançados em sua primeira etapa. Neste ano de 2024, está previsto a construção de novos condomínios horizontais, a conclusão de parques, de um street mall e hubs de conexão e integração para diversos segmentos, entre outros serviços. Para a realização de todas essas obras o local possui uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados (m²) de extensão.

Deixe um comentário