O programa de fomento ao empreendedorismo realizado pela Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Sebrae, InovAtiva Brasil, anunciou na terça-feira (09/02) que receberá R$ 44 milhões de incentivo para apoiar empreendedores brasileiros ao longo dos próximos anos. O objetivo é atender até 15 mil startups com o valor total.
Segundo as duas entidades, a ação visa tornar o país um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo do mundo. Com o investimento, serão oferecidos serviços gratuitos de aceleração, networking, capacitação e desenvolvimento de polos regionais.
A primeira ação oficial é a criação do programa Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil, que terá a finalidade de atender mil projetos e pequenos negócios inovadores em estágio inicial, de ideação. A iniciativa conectará os empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo o país. Elas serão responsáveis pela mentoria e consultoria, além de suporte tecnológico para formalização do negócio e qualificação empreendedora. Nos próximos meses, mais projetos como o Ideiaz serão lançados pela secretaria com o Sebrae.
“Em 2021, vamos ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país”, diz em nota o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa. Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, o Ideiaz tem como vantagem reunir uma rede de empresas, empreendedores e ecossistemas abertos a novas soluções. “Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros”, afirmou.
Com informações PEGN