Solidariedade é amor em forma de ação. E em 2019 o Instituto Bancorbrás trabalhou e atuou para transformar positivamente a vida de mais de 50 mil pessoas. No 11º ano de atuação, o braço social da Bancorbrás contribuiu com a promoção do desenvolvimento sustentável e do protagonismo de crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e famílias de comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Foram 18 projetos apoiados ou empreendidos pelo Instituto nas áreas de educação, cidadania, meio ambiente e esporte em 2019.
A educação, principal segmento de atuação do Instituto, em 2019, beneficiou mais de 21 mil pessoas e promoveu a formação cidadã de crianças, jovens e adultos. São sete projetos: Educar Para a Vida, Notas e Canções, Capacita Bancorbrás, Bancorbrás Social, Programa de Aceleração de Impacto Social (PAIS), Bolsa Universitária e Identidade Cidadã. “É gratificante poder participar ativamente da vida dessas pessoas e possibilitar a capacitação para o mercado de trabalho. O nosso objetivo é viabilizar histórias de superação e sucesso”, comenta o Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, Jorge Tomio.
Nos projetos voltados para a sustentabilidade, o Instituto Bancorbrás impactou cerca 150 pessoas. Com o Programa Saúde do Planeta, foram implementadas ações de conscientização, visando à preservação do meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais e redução na produção de resíduos. No projeto Plantando o Futuro 3 mil mudas foram doadas para a Fundação SOS Mata Atlântica, totalizando mais de 41 mil unidades para reflorestamento desde 2011.
E não para por aí. O ano de 2019 foi do esporte para o Instituto Bancorbrás. Além dos projetos Viver Bem, que promove qualidade de vida para idosos em Brasília, e Padrinhos de Esporte, responsável por apoiar quatro atletas da cidade, que participam de competições nacionais e internacionais, o Instituto também beneficiou três novos projetos: Esporte e Cidadania Pró-Vida, Vôlei Viver é Vida e Vela Para Todos, assistindo 730 crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiências e doenças graves.
O Instituto Bancorbrás também possui programas que conscientizam colaboradores, clientes e parceiros das Empresas Bancorbrás, com práticas de cidadania, sustentabilidade e voluntariado. Em 2019, foram realizadas campanhas sociais que mobilizaram o público interno e externo, como a Campanha da Boação, que arrecadou mais de cinco toneladas de donativos beneficiando 45 instituições em todo o Brasil.
Com tantas histórias de sucesso, o Instituto Bancorbrás encerrou o ano de 2019 com resultados positivos. Segundo o Diretor Executivo, a expectativa para 2020 não é diferente. O objetivo é continuar reforçando o compromisso da empresa na promoção do desenvolvimento social e sustentável. “O nosso plano de ação contemplará mais projetos na área de meio ambiente, mas continuaremos investindo em educação, cidadania e saúde”, aponta Tomio.