O mercado de trabalho está mudando a cada dia e com a chegada de novas profissões os jovens que estão prestes a deixar a vida escolar e ingressar no novo mundo das universidades. Para isso, eles precisam conhecer as diversas possibilidades de formação superior ofertadas. Pensando nisso, o Instituto Bancorbrás promoveu a 1ª Feira das Profissões no Centro de Ensino Médio 3, no Gama, em Brasília.
Em meio a tantas dúvidas, medos e incertezas, os quase 300 estudantes, da 3ª série do Ensino Médio, puderam conhecer um pouco sobre algumas das principais profissões durante palestras motivacionais e temáticas. “Queremos inspirar esses jovens e mostrar que é possível atingir o objetivo tão esperado em qualquer curso escolhido”, conta Roberta Abreu, coordenadora do Instituto Bancorbrás. “Convidamos profissionais do mercado para contar sobre a trajetória de suas carreiras e os momentos de superação vividos”, explica.
Os jovens estavam animados com a possibilidade de conhecer novos campos de conhecimento e tirar dúvidas sobre as profissões que já tinham em mente. Ana Luisa Soares, 17 anos, quer Psicologia, e para ela o evento foi fundamental para quem ainda não se decidiu. “Ter esses profissionais aqui na escola para conversar com a gente foi uma forma diferente de ter um contato mais próximo com essas profissões”. Já Lauren Lima, 17 anos, está indecisa sobre qual curso pretende fazer na faculdade, mas conta que o evento a ajudou. “Apesar de ainda não ter definido o que eu quero, eu recebi várias informações que podem colaborar para a minha escolha no futuro”.
A coordenadora do Instituto explica que a ação faz parte do projeto de voluntariado da Bancorbrás e tem como objetivo contribuir para a diminuição da evasão escolar comum no 1º semestre do ano letivo do Ensino Médio, e também ajudar na escolha de uma profissão a ser seguida. Dannilo Trindade, Gerente Geral de Marketing da Bancorbrás, também foi um dos palestrantes voluntários da feira e teve a oportunidade de compartilhar com os jovens um pouco da sua trajetória profissional. Ele pontuou que é importante que os jovens pesquisem e se atualizem sobre as áreas que têm interesse, “e, além disso, é fundamental que eles aproveitem as oportunidades que aparecem”.
Os jovens também participaram da palestra motivacional do voluntário e professor universitário Marcos Fernandes. O palestrante falou sobre propósito com os estudantes e os tranquilizou afirmando que não saber o que fazer é mais comum do que se imagina. “É um processo de autoconhecimento. Para definir um propósito é preciso conhecer o seus valores, aquilo que é importante para você. Eles são à base da profissão a se seguir”, afirma.
A Feira de Profissões foi encerrada com uma palestra do Diretor-Geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás, Claudio Roberto Nogueira de Souza Filho. O diretor abordou um pouco da sua trajetória profissional, desde o dilema da escolha do curso de Estatística, os desafios do mercado de trabalho, seu início na Bancorbrás e como se destacou de forma proativa, tendo começado como digitador na empresa e hoje atuando como gestor. Ele apontou que apresentar sempre um pouco mais do que foi demandado, ter um bom relacionamento interpessoal e saber trabalhar em equipe é o que faz diferença no mercado. “Os jovens precisam sempre buscar conhecimento e entender que outras pessoas também podem colaborar para o sucesso do trabalho”.
Estiveram presentes durante o encontro profissionais dos cursos de Marketing, Psicologia, Tecnologia da Informação, Turismo, Pedagogia, Contabilidade, Serviço Social, Medicina Veterinária, Odontologia, Medicina, Publicidade, Nutrição, DJ, Engenharia, Educação Física, Direito, Vendas, Economia e Biologia.