Intenção de consumo das famílias brasilienses cai em junho

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A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses caiu em junho e atingiu 95,2 pontos, contra 97,3 pontos registrados em maio deste ano. Esse foi o menor resultado apresentado esse ano. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 0,8 pontos na intenção de consumo. Em junho do ano passado, a pesquisa havia registrado 94,4 pontos – valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que o índice reflete a piora na expectativa dos consumidores sobre a recuperação da economia. “Isso pode refletir em menores vendas ao longo do segundo semestre”, diz. A pesquisa revela ainda que 74,8% dos entrevistados se sentem mais seguros no emprego em comparação com a situação no mesmo período do ano passado.

A avaliação da renda atual também está elevada: 52,6% informam que a renda está melhor do que em 2018. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

 

Texto originalmente publicado no site da Fecomórcio.