Ana Paula Santos, hoje com 47 anos, ainda morava em sua cidade natal, São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, quando compreendeu que qualquer pessoa carrega em si a capacidade de empreender, de identificar problemas e desenvolver soluções inovadoras que gerem impacto positivo para a sociedade. Contudo, a vontade de ter o seu próprio negócio só veio aflorar anos mais tarde, quando Ana Paula já morava no Distrito Federal. Ela, então, teve a ideia de montar a LaveYou, uma lavanderia que utiliza os conceitos self-service e pay-per-use, ideal para pessoas que gostam de realizar todo o processo sozinhas, porém, fora de casa e com a qualidade de máquinas profissionais.
A inspiração para criar sua própria empresa surgiu enquanto Ana Paula dirigia por uma avenida do Sudoeste, entre 2018 e 2019. Nessa ocasião, a paulista avistou uma lavanderia self-service e, curiosa para entender melhor como funcionava aquele empreendimento, salvou o contato da loja e ligou para o proprietário, que lhe atendeu prontamente.
Os dois marcaram uma reunião. O dono daquela loja – a única lavanderia self-service brasiliense até então – compartilhou toda a sua experiência no mercado, explicou como o modelo de negócio funcionava e isso serviu como combustível para Ana Paula aprofundar seus conhecimentos sobre o universo das lavanderias. Ela realizou diversas pesquisas sobre o segmento, amadureceu a ideia, arrumou toda a parte burocrática e por fim escolheu o local em que abriria sua loja, que ganhou forma em outubro de 2019. “Eu digo que recebi uma sementinha e consegui plantá-la e cultivá-la”, lembra.
O espaço foi aberto no Vitrinni Shopping, em Águas Claras, e passou a oferecer ao público um serviço totalmente automatizado – sem funcionários, rápido, prático e com preço acessível para a higienização de roupas do dia a dia e também de itens de cama, mesa e banho. O ambiente é moderno e permite que os clientes desfrutem de livros, revistas, música, televisor, internet e até de uma bicicleta ergométrica, enquanto esperam a lavagem de suas roupas terminar.
A loja também dispõe de um espaço coworking e de um interfone, que pode ser acionado a qualquer momento, conectando o cliente com a central de relacionamento da marca, que funciona em tempo integral. A movimentação no interior da loja também é acompanhada pela central, por meio de câmeras, sem que ninguém precise ir ao local.
Outros diferenciais que lavanderia tem são o funcionamento, que ocorre sete dias por semana, incluindo feriados; o pagamento automatizado, que pode ser feito com o uso de cartões de crédito ou débito, dinheiro em espécie, pix e transferência bancária; e a proximidade a outros negócios, como academia, padaria, farmácia e salão de beleza.
Evolução na pandemia
Os seis primeiros meses de atividade se passaram como em um piscar de olhos e a praticidade proporcionada pelo conceito da LaveYou atraía cada vez mais os moradores de Águas Claras. Contudo, Ana Paula, a exemplo de milhares de outros empreendedores, foi surpreendida com a chegada da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal e com os primeiros decretos expedidos pelo governo local que restringiram tanto a circulação de pessoas quanto as atividades comerciais.
A empreendedora, então, tomou uma decisão que mudou completamente o rumo de sua marca. “Ninguém podia entrar na loja e com isso eu pensei: o que eu vou fazer da minha vida agora? Decidimos, então, ir para dentro da lavanderia e a receber os clientes na porta. Fizemos a lavagem e secagem por eles no pior momento da pandemia em 2020 e isso foi bom para eu conhecer ainda mais o meu cliente”, conta.
Em meio ao cenário de incertezas provocado, a empreendedora buscou por conhecimentos e aproveitou diversos conteúdos ofertados gratuitamente pelo Sebrae no Distrito Federal. As capacitações ministradas virtualmente por técnicos e consultores credenciados à instituição ajudaram Ana Paula a sensibilizar seus clientes por meio das redes sociais. “Tornei as chamadas das redes sociais mais atrativas. Coloquei os diferenciais da minha marca em voga. A engrenagem não parou de funcionar e a LaveYou cresceu com a pandemia”, revela a empreendedora.
Ana Paula seguiu, ainda, uma série de outras orientações fornecidas pelo Sebrae no DF para que as contas mensais pudessem fechar no azul, como a renegociação de dívidas e do valor do aluguel da loja e também firmou acordo com fornecedores de insumos para o funcionamento dos maquinários da lavanderia.
Hoje, prestes a completar dois anos da inauguração de sua marca, Ana Paula já colhe frutos significativos de sua dedicação e empenho. A empreendedora abriu recentemente uma segunda unidade da LaveYou em um posto de gasolina localizado na 415 da Asa Sul. O espaço, inspirado nas lavanderias americanas, está disposto em um contêiner e oferece os mesmo serviços disponíveis na primeira unidade. Além disso, a empreendedora frequentemente recebe convites para expandir a marca para outras regiões do DF, do Brasil e já amadurece a intenção de formatar uma rede de franquia.
Outro objetivo da empreendedora é fazer futuramente com que as lavanderias possam funcionar 24h por dia e beneficiar ainda mais a população. “Não vendemos apenas um serviço de lavagem de roupas. A LaveYou nasceu para ser mais do que isso. Oferecemos praticidade, conforto, otimização do tempo e também transformamos o ato de lavar roupas em uma experiência agradável e divertida”, finaliza Ana Paula.
Serviço – Lavanderia LaveYou
Endereços: Rua 13 Norte, Loja 121, Vitrinni Shopping, Piso Boulevard (varanda externa) – Águas Claras / Posto BR 415 Sul – Asa Sul
Contato: (61) 9 9807 1616
Com informações ASN