Composto por 13 contos, distintos entre si, mas que guardam como elemento comum a questão da alteridade, o livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr e editado pela Ed. Versiprosa, tem lançamento marcado para hoje, dia 22, às 19h, na Livraria Circulares (113 Norte).
Na visão do autor, a proposta foi explorar a relação com o outro, “que pode ser tanto o interlocutor externo quanto o outro que emerge do próprio interior de cada um”.
Voltado para o público adulto, que tem interesse por histórias divertidas, a obra provoca reflexões, com narrativas que variam do poético ao humorístico.
“Trata-se de um livro de contos, que utilizam diferentes graus e formas de humor para abordar o complexo tema das relações interpessoais na sociedade contemporânea”, afirma.
Sobre os planos para o futuro, Bert conta que começa a ter ideias para o próximo livro de contos: “Também quero viver o desafio de escrever uma novela – romance de curta extensão”, adianta, lembrando que sua estreia na ficção se deu em 2020, com “Fict-Essays e contos mais leves”. “Em dezembro de 2021, publiquei o meu primeiro livro de poesia: ‘Eu canto o ípsilon E mais'”, revela.
Por ora, o livro está disponível apenas em português. “Mas pretendo levar exemplares para comercializar em Cabo Verde, país também de língua portuguesa”, conta o diplomata gaúcho, que mora fora do Brasil há quase cinco anos – primeiro na Zâmbia e agora em Cabo Verde, ambos países africanos.
Além de Brasília, o livro “Do Incisivo ao Canino” – cujas fotos são assinadas pelo fotógrafo Pedro Moita – será lançado em Porto Alegre (26/06, às 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana) e em São Paulo (02/07, às 19h, na livraria e bar Patuscada; e 04/07, às 19h, na Bienal do Livro, estande da editora Loyola).
Já no segundo semestre deste ano, Bert Jr lançará o seu segundo livro de poesia, intitulado “Nevoandeiro”, que sairá pela editora Kotter, de Curitiba (PR).
Minibiografia
Bert Jr é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção, em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Acaba de lançar um segundo volume de contos, intitulado Do Incisivo ao Canino (Ed. Versiprosa, 2022). Tenciona publicar, em breve, um segundo livro de poesia.
Sinopse do livro
A narrativa vai do incisivo ao canino nestas estórias de umas & outros, em que o tema da alteridade se faz central. O autor recorre a diferentes graus e tipos de humor para compor um diversificado painel sobre o drama das relações interpessoais. As histórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico. Já em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica.
Tintas de horror emergem do conto A sombra. Em Cães da praia, vemos um policial aposentado converter-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Autoral e Entre dentes. Em Programa alimentar e Ana Lógica entram em cena as assimetrias de poder, bem como as reviravoltas no jogo da sedução; enquanto em Parisiense uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro afluente de São Paulo, guiada por tênues reminiscências.
Por fim, Perfil nos traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, aqui o leitor encontrará um retrato inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr
Editora: Versiprosa
Quando: Dia 22, a partir das 19h
Onde: Na Livraria Circulares (113 Norte).
Preço do livro*: R$ 40,00 (impresso) e R$ 20,00 (e-book)
*O livro pode ser comprado na Amazon e outras plataformas eletrônicas similares de venda, assim como no site da editora Versiprosa.